SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: MULTICULTURALISMO, MIGRAÇÃO, IDENTIDADE E FEMINISMO UMA ANÁLISE DE HOW THE GARCÍA GIRLS LOST THEIR ACCENTS DE JULIA ALVAREZ

Autoria de: Diovana Aparecida Rocha

Orientação de: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Presidente da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Primeiro membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Segundo membro da banca: Gabriela Farias da Silva

Palavras-chaves: Multiculturalismo, Feminismo, Migração, Identidade, Literatura estadunidense.

Data da defesa: 07/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 17/03/2023

Data da publicação: 17/03/2023

Referência: Rocha, D. A. MULTICULTURALISMO, MIGRAÇÃO, IDENTIDADE E FEMINISMO UMA ANÁLISE DE HOW THE GARCÍA GIRLS LOST THEIR ACCENTS DE JULIA ALVAREZ. 2023. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A literatura estadunidense contemporânea conta com uma gama de autores e autoras internacionais que trazem diversidade cultural para as suas obras literárias. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar How the García Girls Lost Their Accent (1991) de Julia Alvarez à luz do multiculturalismo e do feminismo, a partir de duas problemáticas Como a noção de pertencimento e inclusão sob a luz do multiculturalismo estão presentes em How the García Girls Lost Their Accents, de Alvarez? Na construção sociocultural das García Girls, como o feminismo se mostra essencial para a formação identitária dessas personagens? Dessa forma, propõe-se uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo bibliográfico, tendo por fundamentação teórica do multiculturalismo em Murphy (2012) e da migração em Santos (2016), das identidades cultural em Hall (2006) e latino-americana em Portes (2007) e do feminismo em Walters (2005), entre outros. Por fim, conclui-se que o multiculturalismo e o feminismo foram fundamentais para o desenvolvimento das garotas García, no que se refere às identidades delas enquanto mulheres imigrantes de origem latina-americana.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20222201810716

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Diovana Aparecida Rocha e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo