SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: FOTOGRAFIA SURREALISTA E RETRATO DA MULHER ARTISTA UMA ANÁLISE DA OBRA LES ANNÉES VOUS GUETTENT, DE DORA MAAR

Título alternativo: Surrealist Photography and Portrait of the Woman Artist An Analysis of the Artwork Les Années Vous Guettent, by Dora Maar

Autoria de: Leticia Arrabal Bonini da Silva

Orientação de: Rodrigo Garcia Barbosa

Presidente da banca: Rodrigo Garcia Barbosa

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Marco Antonio Villarta Neder

Palavras-chaves: Dora Maar, Fotografia, Surrealismo, Retrato Documental, Mulher

Data da defesa: 25/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 28/07/2023

Data da publicação: 28/07/2023

Referência: Silva, L. A. B. d. FOTOGRAFIA SURREALISTA E RETRATO DA MULHER ARTISTA UMA ANÁLISE DA OBRA LES ANNÉES VOUS GUETTENT, DE DORA MAAR. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Esta monografia dedica-se em estudar e expor o caso de Dora Maar como Mulher, Fotógrafa e Artista do século XX, pela da análise parcial de sua vida e obra, a fim refletir criticamente sobre as consequencias da narrativa misógina e patriarcalista em que foi e ainda é submetida. Além disso, discute-se sobre Fotografia como Arte, Retrato Documental e o paradoxo surrealista entre o real e pictórico imaginário em Frottage Expérimentation Sur Négatif e no close-up em Le Pere UBU. Contudo, o objeto de análise principal é a fotomontagem Les Années Guettent, com o objetivo de evidenciar o protagonismo da mulher na Vanguarda Surrealista Francesa em diálogo com autores como Naomi Stewart, Adrienne Anne Chau, Naomi Wolf, Brigitte Benkemoun, Alfredo Bosi e Mikhail Bakhtin. Pretende-se com essa pesquisa tentar contribuir com desconstrução de preceitos problemáticos sobre o conceito da ??musa?? e da Mulher Artista.

Abstract: This monograph is dedicated to studying and presenting Dora Maars role as a Woman, Photographer, and Artist in the 20th century, through an analysis of her life and artworks. The aim is to reflect on the consequences of the patriarchal and misogynistic narrative to which she has been subjected. Additionally, the paper discusses Photography as an Art form, Documentary Portraiture, and the surreal paradox between real life and pictorial imagination in works like Frottage Expérimentation Sur Négatif and the close-up in Le Pere UBU. However, the main focus of this study is the photomontage Les Années Guettent, with the purpose of highlighting the protagonism of women in the French Surrealism Movement, in alignment with the viewpoints of theorists like Naomi Stewart, Adrienne Anne Chau, Naomi Wolf, Brigitte Benkemoun, Alfredo Bosi, and Mikhail Bakhtin. This research aims to contribute to the deconstruction of problematic preconceptions about the concept of the muse and the Woman Artist in Surrealism.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201710410

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia Arrabal Bonini da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo