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Título: CIÚME E VIOLÊNCIA EM TUDO É RIO, DE CARLA MADEIRA

Título alternativo: JEALOUSY AND VIOLENCE IN TUDO É RIO, BY CARLA MADEIRA

Autoria de: Vinicius Maximo Silva

Orientação de: Rodrigo Garcia Barbosa

Presidente da banca: Rodrigo Garcia Barbosa

Primeiro membro da banca: Denis Leandro Francisco

Segundo membro da banca: Larissa da Silva Lisboa Souza

Palavras-chaves: Ciúme, Violência, Narrador, Complexo de Édipo, Tudo é Rio.

Data da defesa: 10/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 13/07/2023

Data da publicação: 13/07/2023

Referência: Silva, V. M. CIÚME E VIOLÊNCIA EM TUDO É RIO, DE CARLA MADEIRA. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Pretende-se, neste trabalho, apresentar como o ciúme e a violência são evocados no romance Tudo é Rio, da escritora Carla Madeira (2021), analisando os desdobramentos da cena brutal protagonizada pelo personagem Venâncio que, devido ao seu ciúme possessivo para com sua esposa, arremessa o próprio filho recém-nascido na parede, pois acreditava que a criança roubaria a mãe para si, deixando-o de lado na relação. Através da perspectiva dos teóricos literários Jaime Ginzburg (2017) e Vera Lúcia Albuquerque de Moraes (2003), propõe-se também uma análise do papel do narrador na obra, estipulando suas nuances e a sua importância em narrativas permeadas de cenas violentas. Ademais, com o intuito de entender a origem do ciúme patológico do personagem, pretende-se abordar o complexo de Édipo, de Sigmund Freud (2011), e como o mal recalcamento, já na puberdade e na fase adulta, tende a ser externalizado através de neuroses mórbidas, vide que é na fase edipiana da criança que ocorre a definição das aptidões do indivíduo

Abstract: This work intends to present how jealousy and violence are evoked in the novel Tudo é Rio, by the writer Carla Madeira (2021), analyzing the unfolding of the brutal scene played by the character Venâncio who, due to his possessive jealousy towards his wife, throws their own newborn son at the wall, believing that the child would steal the mother for himself, leaving him aside in the relationship. Through the perspective of literary theorists Jaime Ginzburg (2017) and Vera Lúcia Albuquerque de Moraes (2003), an analysis of the role of the narrator in the work is also proposed, stipulating its nuances and its importance in narratives permeated with violent scenes. Furthermore, in order to understand the origin of the characters pathological jealousy, it is intended to address the Oedipus complex, by Sigmund Freud (2011), and how its non-repression, already in puberty and in adulthood, tends to be externalized through neuroses morbid, see that it is in the Oedipal phase of the child that the individuals aptitu

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201712095

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vinicius Maximo Silva e Universidade Federal de Lavras

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