SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: A INFLUÊNCIA DO APLICATIVO FALOU NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA

Autoria de: Rafaella Levandoski

Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida

Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Primeiro membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Segundo membro da banca: Tania Regina de Souza Romero

Palavras-chaves: Inglês, Falou, Autonomia, Estudo, Aprendizagem

Data da defesa: 21/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 25/07/2023

Data da publicação: 25/07/2023

Referência: Levandoski, R. A INFLUÊNCIA DO APLICATIVO FALOU NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA. 2023. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: As transformações e o aperfeiçoamento dos aparatos tecnológicos vêm modificando a maneira como os processos de aprendizagem acontecem. A internet, de fato, remodelou o processo de ensino-aprendizagem e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) passaram a ser vistas como um potencial para tornar a aprendizagem mais atrativa, interessante e autônoma. Neste sentido, a evolução dos processos de aprendizagem em linhas gerais não é diferente no caso da aquisição de uma língua estrangeira, uma vez que existem aplicativos (softwares) para essa aprendizagem que podem ser encontrados, em sua maioria, de forma gratuita, em espaços online como sites da internet e em lojas de aplicativos. O estudo objetivou analisar um aplicativo voltado para a aprendizagem de línguas, mais especificamente a língua inglesa, buscando evidenciar sua eficiência e as suas fragilidades em relação ao processo de aquisição da língua inglesa. Trata-se de uma pesquisa aplicada e descritiva, de caráter exploratório qualitativo, que analisa um recurso didático. Considerando as inúmeras dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do inglês nas escolas públicas do Brasil e, considerando a importância tanto da comunicação em língua inglesa quanto do entendimento de fatos históricos para construir uma visão crítica da atualidade, o aplicativo FALOU pode auxiliar na aprendizagem de inglês, sendo uma ferramenta atrativa e estimulante. No entanto, após análise, percebe-se que não basta o uso do aplicativo para que o aprendizado seja eficiente. Para muitos usuários, ele é um complemento. Por isso, vale buscar informações fora do aplicativo, como vídeos no Youtube, explicações de livros e a ajuda de um professor para auxiliar no processo de aprendizagem.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201721080

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rafaella Levandoski e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo