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Título: Brincadeira é coisa séria Didatização e Criticidade no uso de um RPG (Role-Playing Game) para o ensino-aprendizagem de Inglês na Escola Pública

Título alternativo: Playing is a serious thing Didactization and Critical Thinking in the use of A RPG (Role-Playing Game) for English Teaching and Learning in Public Schools

Autoria de: Gabriel Vicente Alves Silva

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Thiago da Cunha Nascimento

Segundo membro da banca: Aline Barreto Costa Braga

Palavras-chaves: Role-playing Game, Didatização, Letramento Crítico, Ensino-aprendizagem de inglês, GURPS

Data da defesa: 07/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 08/07/2023

Data da publicação: 08/07/2023

Referência: Silva, G. V. A. Brincadeira é coisa séria Didatização e Criticidade no uso de um RPG (Role-Playing Game) para o ensino-aprendizagem de Inglês na Escola Pública. 2023. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa, tem por objetivo propor algumas contribuições do Letramento Crítico para a didatização do GURPS (Generic Universal Role-Playing System) considerando o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. Tendo em vista esse objetivo, o quadro teórico dessa pesquisa se ancora na contextualização do conceito de Role-Playing Game (RPG) enquanto oportunidade lúdica de simulação de situações e identidades (VASQUES, 2008) e o conceito de Letramento Crítico como uma estratégia educacional que vai além do letramento por se tratar do questionamento das relações de poder ao seu usar uma língua em quaisquer de suas modalidades (SOUZA, 2014, FREIRE, 2020). Além disso, o Letramento Crítico apresenta como principal contribuição didatização do GURP a oportunidade de se ensinar e aprender a língua inglesa não apenas de forma comunicativa mas compreendeendo e reagindo a realidade em que se inserem no mundo virtual e real. A partir desse referencial teórico, foi elaborado neste trabalho uma

Abstract: This qualitative research aims at suggesting some contributions of Critical Literacy to the teaching of GURPS (Generic Universal Role-Playing System) considering the teaching and learning of English in public schools. Considering this objective, the theoretical framework of this research is anchored in the contextualization of the role-playing game concept as a ludic opportunity to simulate situations and identities (VASQUES, 2008) and the concept of Critical Literacy as an educational strategy that goes beyond literacy because it is about questioning the power relations when using it a language in any of its modalities (SOUZA, 2014 FREIRE, 2020). In addition, Critical Literacy presents as the main didactic contribution for GURP the opportunity to teach and learn the English language not only in a communicative way but by understanding and reacting to reality in which they are inserted in the virtual and real world. Based on this theoretical framework, a proposal for a didactic activity for teaching-learnin

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201810359

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriel Vicente Alves Silva e Universidade Federal de Lavras

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