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Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LETRAMENTO DIGITAL UMA ANÁLISE QUANTITATIVA SOBRE LETRAMENTO DIGITAL NOS CURSOS DE LETRAS DA REGIÃO SUDESTE

Autoria de: Leonardo Pereira de Oliveira

Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida

Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Primeiro membro da banca: Tania Regina de Souza Romero

Segundo membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Palavras-chaves: Letramento Digital, Formação de Professores, Políticas Públicas, Tecnologias Digitais, TDIC

Data da defesa: 17/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 18/07/2023

Data da publicação: 18/07/2023

Referência: Oliveira, L. P. d. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LETRAMENTO DIGITAL UMA ANÁLISE QUANTITATIVA SOBRE LETRAMENTO DIGITAL NOS CURSOS DE LETRAS DA REGIÃO SUDESTE. 2023. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho se dedica a analisar a formação de professores digitalmente letrados nos cursos de licenciatura em Letras da região Sudeste do Brasil. O objetivo é quantificar o tempo dedicado ao letramento digital nas disciplinas das diversas áreas da licenciatura em Letras, como literatura, línguas estrangeiras, metodologias etc. Dessa forma, busca-se avaliar se essa carga horária é suficiente para preparar adequadamente os futuros professores para a integração efetiva das TDIC no processo educacional. Este trabalho é necessário pois acreditamos que os impactos do mau ou não uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na sala de aula impacta diretamente na qualidade das aulas, sobretudo no ensino público brasileiro. Sob a luz dos estudos de pesquisadores como Almeida (2006, 2019), Reis (2012), Buzato (2006), Soares (2000), Cani (2019), Zacharias (2016), nosso referencial teórico discorre sobre perspectivas do que são as TDIC, analisa políticas públicas de incentivo ou fomento ao uso das TDIC em sala de aula qual o papel da formação de professores na problemática apresentada e como o letramento digital é fundamental para o novo futuro professor. A quantificação dos dados analisados e expostos em tabelas e gráficos possibilitam o inequívoco entendimento de que estes cursos dedicam pouquíssimo tempo em formar profissionais digitalmente letrados e, tragicamente, muitas vezes em disciplinas de caráter optativo, sequer possibilitando o novo futuro professor a ter um primeiro contato com uma área formativa tão fundamental em sua carreira. Ao compreender as limitações existentes na formação atual, será possível identificar possíveis lacunas e propor caminhos para aprimorar a formação de professores nessa área.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201810711

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leonardo Pereira de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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