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Título: A consciência fonológica na aquisição da escrita

Título alternativo: PHONOLOGICAL AWARENESS IN ACQUISITION WRITING

Autoria de: Dayane Ferreira Martins

Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins

Presidente da banca: Raquel Marcia Fontes

Primeiro membro da banca: Andrea Portolomeos

Segundo membro da banca: Lara Fernandes Mariano

Palavras-chaves: Alfabetização, consciência fonológica, língua escrita, letramento, método fônico

Data da defesa: 12/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 23/07/2023

Data da publicação: 23/07/2023

Referência: Martins, D. F. A consciência fonológica na aquisição da escrita . 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho buscou investigar os diferentes aspectos da consciência fonológica na aquisição da linguagem escrita e sua relação com o processo de alfabetização. Tratou-se de um estudo bibliográfico, ancorado pelas teorias da Aquisição da Linguagem Escrita que se desenvolveu com base nas contribuições de alguns autores preocupados com a questão dos processos fonológicos na aprendizagem da escrita. Em especial Soares (2016, 2020), Morais (2005,2008), Maluf e Barrera (2003), Del Ré (2007) e Moutinho (2019). O presente estudo bibliográfico apontou para a necessidade de se discutir as especificidades da alfabetização, sobretudo o aspecto da consciência fonológica, seu conceito, fundamentação e desenvolvimento durante a aquisição da escrita. Os autores apontaram para uma tendência na redução de consciência fonológica à um de seus níveis, a consciência fonêmica, assim como reconheceram que existe uma confusão no uso desses dois termos. Dessa forma, este trabalho se torna relevante para a contribuição com as práticas pedagógicas de professores alfabetizadores e professores de língua portuguesa, auxiliando o trabalho de diversos profissionais envolvidos na superação de dois problemas constantes para a educação brasileira o analfabetismo e o baixo desempenho nas competências leitoras dos alunos.

Abstract: The present work sought to investigate the different aspects of phonological awareness of the acquisition of written language involved in the literacy process. It was a bibliographical study, anchored in the theories of Written Language Acquisition that was developed based on the contributions of some authors concerned with the issue of phonological processes in the learning of writing. In particular Soares (2016, 2020), Morais (2005,2008), Maluf and Barrera (993, 2003), Del Ré (2007) and Moutinho (2019). The bibliographic study pointed to the need to discuss the specificities of literacy, especially the aspect of phonological awareness, its concept, foundation and development during the acquisition of writing. The authors pointed out a tendency to reduce phonological awareness to one of its levels, phonemic awareness, as well as a confusion between these two terms. Thus, this work becomes relevant to the contribution to the pedagogical practices of literacy teachers and Portuguese language teachers, helping the work of several professionals involved in overcoming two constant problems for Brazilian education illiteracy and low performance in skills student readers.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201820045

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Dayane Ferreira Martins e Universidade Federal de Lavras

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