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Título: Construção da Identidade Docente em Entre-Lugares uma reflexão sobre Agência e Pós-Método em Autobiografia

Autoria de: Mariana de Castro Fernandes

Orientação de: Tania Regina de Souza Romero

Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero

Primeiro membro da banca: Tufi Neder Neto

Segundo membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Palavras-chaves: Agência, Entre-espaço, Identidade Docente, Diários Autobiográficos, Pós-método

Data da defesa: 14/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 19/07/2023

Data da publicação: 19/07/2023

Referência: Fernandes, M. d. C. Construção da Identidade Docente em Entre-Lugares uma reflexão sobre Agência e Pós-Método em Autobiografia. 2023. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir acerca das práticas docentes - desde escolhas de materiais, conteúdos e metodologias, até o planejamento didático - sejam elas provenientes ou não de fatores extrínsecos à atuação do professor, bem como analisar a influência da vivência no projeto Teletandem na construção da Identidade Docente. Para tal, a pesquisa fundamenta-se na presença de Agência (NININ MAGALHÃES, 2017 EDWARDS, 2007 MILLER, 2014), de Pós-Método (KUMARAVADIVELU, 2001, 2003, 2006) e do processo de formação de identidade docente de língua adicional (LEFFA IRALA, 2014), além de fazer uso da metodologia de pesquisa qualitativa. No contexto deste estudo, a identidade é enfocada em seu estado permanentemente incompleto, sendo determinada pela atuação do professor em experiências essencialmente dialógicas (BRITZMAN, 1991) realizadas durante seu processo de graduação. Assim, a presente análise volta os olhares ao Projeto de Extensão Teletandem (TELLES VASSALO, 2006) realizado entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade de Columbia (NY, EUA), em que o objeto para a análise se apresenta enquanto narrativas autobiográficas (ROMERO, 2010) em formato de diário, a serem utilizadas como dados e fomentando uma análise reflexiva temática. A análise, então, revela que a ação docente, desavisada ou não das teorias de prática intencionada e embasada, influencia e contribui para a formação da identidade docente. Este trabalho, portanto, aponta para a presença de características agentivas e pós-metodológicas no dia a dia do professor de línguas adicionais e sua interação com o processo de construção do perfil docente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201820565

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mariana de Castro Fernandes e Universidade Federal de Lavras

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