SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DISCURSIVA PERSPECTIVAS DO LETRAMENTO CRÍTICO E O LIVRO DIDÁTICO

Título alternativo: DISCURSIVE PRODUCTION CONDITIONS PERSPECTIVES OF CRITICAL LITERACY AND THE TEXTBOOK

Autoria de: Guilherme Machado Oliveira

Orientação de: Marcio Rogerio de Oliveira Cano

Presidente da banca: Márcio Rogério de Oliveira Cano

Primeiro membro da banca: Larissa Giacometti Paris

Segundo membro da banca: Eberton Lopes de Aguino

Palavras-chaves: Condições de Produção, Letramento, Letramento Crítico, Letramentos Sociais, Livro Didático

Data da defesa: 17/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 25/07/2023

Data da publicação: 25/07/2023

Referência: Oliveira, G. M. CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DISCURSIVA PERSPECTIVAS DO LETRAMENTO CRÍTICO E O LIVRO DIDÁTICO . 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A pesquisa buscou trazer uma perspectiva sobre os letramentos e o letramento crítico, a fim de estabelecer qual a relevância desses estudos para uma educação que utiliza o livro didático como principal material de apoio. A partir disso, foram utilizados os estudos de diversos autores para que fosse possível estabelecer uma base teórica sólida. Assim sendo, foram utilizadas as pesquisas de autores que pesquisaram sobre o surgimento e conceitos dos termos letramento, multiletramentos e letramento crítico, com a finalidade de entender como esses termos aparecem e suas definições. Para aprofundar no trabalho, foram explorados textos que dissertam sobre o quesito educacional e como os letramentos estão inseridos nesse ambiente. Na parte da análise, foram utilizados livros didáticos do Ensino Fundamental II e houve uma análise pautada em verificar se o material didático, por si só, trabalha com os diferentes letramentos. Desse modo, a pesquisa verificou como os diferentes letramentos, principalmente o letramento crítico, são trabalhados no material didático.

Abstract: The research sought to bring a perspective on literacies and critical literacy, in order to establish the relevance of these studies for an education that uses the textbook as the main support material. From this, the studies of several authors were used so that it was possible to establish a solid theoretical basis. Therefore, research by authors who researched the emergence and concepts of the terms literacy, multiliteracies and critical literacy were used, with the aim of understanding how these terms appeared and their definitions. To deepen the work, texts were explored that discuss the educational issue and how literacies are inserted in this environment. In the analysis part, elementary school textbooks were used and there was an analysis based on verifying whether the didactic material, by itself, works with the different literacies. In this way, the research verified how the different literacies, mainly the critical literacy, are worked on in the didactic material.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201820589

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Guilherme Machado Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo