SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: A LITERATURA CONTEMPORÂNEA COMO ALIADA DO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA BÁSICA

Título alternativo: Contemporary literature as an ally in the process of literary literacy in basic schools.

Autoria de: Renata Guimaraes de Souza

Orientação de: Andrea Portolomeos

Presidente da banca: Andrea Portolomeos

Primeiro membro da banca: Raquel Marcia Fontes Martins

Segundo membro da banca: Vinícius Luís Marcelino Rabello

Palavras-chaves: Ensino de literatura, Letramento literário, Sequência didática, BNCC, Tecnologias

Data da defesa: 05/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 14/07/2023

Data da publicação: 14/07/2023

Referência: Souza, R. G. d. A LITERATURA CONTEMPORÂNEA COMO ALIADA DO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA BÁSICA. 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática, com base na literatura contemporânea, para o conteúdo de literatura no ensino médio, visando propor uma metodologia de ensino em que o aluno seja o protagonista do processo de leitura literária. Esse tipo de metodologia é fundamental para assegurar um ensino de literatura emancipador, segundo as recentes pesquisas sobre a experiência estética literária, leitor-fruidor e letramento literário. Essa metodologia também se ajusta às competências e habilidades da BNCC para o ensino de literatura. Para propor a sequência didática, seguimos as orientações teóricas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e também proposições das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Além disso, o trabalho fundamentou-se em Cosson (2007), grande especialista em letramento literário no Brasil, Wolfgang Iser (1996 2002), Terry Eagleton (2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nosso documento oficial da educação.

Abstract: This paper aims to present a proposal for a didactic sequence for the literature content, present in the Portuguese Language discipline, with the purpose of proposing a methodology in which the student becomes the protagonist of the literary reading process. This type of methodology is essential according to recent research on literary aesthetic experience, reader-enjoyer, and literary literacy, and thus aligns with the competencies and skills of the National Common Core Curriculum (BNCC) for literature teaching. In addition, to discuss the didactic sequence, we follow the theoretical guidelines of Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004), as well as propositions from new information and communication technologies (ICTs). Therefore, we aim to contribute to the teaching work in basic schools regarding the literary literacy of their students. The work is also based on Cosson (2007), a prominent expert in literary literacy in Brazil, Wolfgang Iser (1996 2002) and the Aesthetics of Reception, Terry Eagleton (2006) a

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20231201821215

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Renata Guimaraes de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo