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Título: O POETRY SLAM COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL EM DIÁLOGO COM A CONTEMPORANEIDADE

Autoria de: Bianca Pires Furtado

Orientação de: Marco Antonio Villarta Neder

Presidente da banca: Prof. Dr. Marco Antonio Villarta-Neder

Primeiro membro da banca: Profa. Me. Jaqueline Aráujo da Silva

Segundo membro da banca: Profa. Me. Gislaine Aparecida Teixeira

Palavras-chaves: Poetry, Slam, identidade, periferia, diálogo.

Data da defesa: 01/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 12/12/2023

Data da publicação: 12/12/2023

Referência: Furtado, B. P. O POETRY SLAM COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL EM DIÁLOGO COM A CONTEMPORANEIDADE. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho elege como objeto de discussão o Poetry Slam, um movimento cultural de expressão artística cultivado principalmente pela comunidade negra nas periferias, são batalhas de poesia falada que surgiram em Chicago na década de 80 e chegaram ao Brasil em 2008, por meio da atriz- Este trabalho tem por objetivo analisar e refletir os apagamentos Históricos-culturais principalmente da mulher negra, a partir do Poetry Slam e como a figura da mulher negra na contemporaneidade é representada e vista por grande parte da sociedade, por meio dos textos selecionados de Mel Duarte Menina Melanina e Não desiste!. Como base teórica, esta pesquisa traz alguns pesquisadores HALL (1997-2017), BAKHTIN (2016), que a partir dos estudos desses autores podemos refletir sobre as questões ligadas aos apagamentos das literaturas negras, identidade e diálogo. Este trabalho apresenta uma análise qualitativa do Poetry Slam de Mel Duarte, sob a égide das questões de Estudos Culturais em relação à identidade e em Mikhail Bakhtin focando no conceito de diálogo, especialmente ao abordar a conexão entre a negligência da história afro-brasileira no ambiente da sala de aula e, ao mesmo tempo, enfocando a experiência da feminilidade negra fora desse contexto. eflexões sobre as problematizações relacionadas aos apagamentos históricos serão realizadas, explorando essas questões à luz do feminismo negro, que incitará perguntas e reflexões sobre o apagamento da literatura negra. As análises e reflexões obtidas mostram que, apesar da resistência oferecida pelo patriarcado em se abordar essa temática, é possível construir espaços que possibilitam dar voz às minorias.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201421075

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bianca Pires Furtado e Universidade Federal de Lavras

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