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Título: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA CONTRIBUIÇÕES DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Autoria de: Milena Angelica de Almeida Fernandes

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Segundo membro da banca: Thiago da Cunha Nascimento

Palavras-chaves: educação inclusiva, ensino de inglês, inteligências múltiplas, estilos de aprendizagem, desenho universal da aprendizagem

Data da defesa: 20/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 08/12/2023

Data da publicação: 08/12/2023

Referência: Fernandes, M. A. d. A. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA CONTRIBUIÇÕES DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. 2023. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho possui o objetivo de empreender uma reflexão em relação à maneira com que o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa pode ser feito de forma significativa no ambiente da educação inclusiva, a partir das contribuições trazidas pelas perspectivas dos estilos de aprendizagem e das inteligências múltiplas (SCHMITT, DOMINGUES, 2016 ROZA, WECHSLER, NAKANO, 2018 SABINO, ROQUE, sem data). Em relação à metodologia, realiza-se uma pesquisa bibliográfica, mediante consulta e análise de literatura, de natureza qualitativa e exploratória, a partir de estudos de diferentes pesquisadores. Em um primeiro momento, apresenta-se um panorama breve sobre a educação inclusiva no Brasil, mencionando características históricas, o principal tratamento legislativo dado às pessoas em situação de deficiência e uma discussão sobre como a inclusão pode ser feita sem segregação. Em seguida, é apresentada uma discussão sobre o Desenho Universal de Aprendizagem e sua relação com a educação inclusiva. Após, faz-se uma abordagem breve sobre o formato dado pela BNCC ao ensino de língua inglesa, focalizando, especialmente, o papel social relacionado ao uso dessa língua, e o viés com que a própria língua é entendida teoricamente. Por fim, foram discutidos, em conjunto, alguns aspectos relativos aos estilos de aprendizagem e às inteligências múltiplas, sendo os primeiros, resumidamente, o conjunto das diferentes formas e maneiras de aprender, e as segundas, em síntese, os diferentes talentos que podem ser desenvolvidos e estimulados nas pessoas. A discussão é feita considerando a necessidade de que o ensino e a aprendizagem da língua inglesa sejam eficazes no contexto da educação inclusiva, de acordo com o que preconiza a BNCC. Como resultado dessa pesquisa, percebemos que, quando o professor faz uso das contribuições oferecidas pelas perspectivas dos estilos de aprendizagem e das inteligências múltiplas, assume-se uma postura muito mais apta a que a sua atuação seja capaz de promover uma visão mais holística e humanizada do processo de ensino-aprendizagem de inglês, uma vez observadas os estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas das e dos estudantes, mediante o respeito e à atenção às mais variadas particularidades.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201810360

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Milena Angelica de Almeida Fernandes e Universidade Federal de Lavras

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