SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LEITURA

Título alternativo: THE IMPACT OF DIGITAL TECHNOLOGIES ON THE READING LEARNING PROCESS

Autoria de: Amanda Maria de Abreu Carvalho

Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida

Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Larissa Giacometti Paris

Palavras-chaves: tecnologias digitais, aprendizagem, leitura, impactos, positivos e negativos

Data da defesa: 04/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 11/12/2023

Data da publicação: 11/12/2023

Referência: Carvalho, A. M. d. A. O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LEITURA . 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O impacto das tecnologias digitais no processo de aprendizagem de leitura é um tema de relevância e interesse para a área acadêmica. À medida que a utilização de dispositivos móveis e a expansão da internet aumentam, os alunos passam a ter acesso a uma gama de recursos digitais que podem vir a aprimorar suas habilidades de leitura. No entanto, ainda existe controvérsia sobre os possíveis efeitos dessas tecnologias no processo de aprendizagem de leitura. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica (classificada como metapesquisa), a fim de fazer um levantamento do impacto das tecnologias digitais no processo de aprendizagem de leitura, considerando tanto os impactos positivos quanto os negativos, a partir das propostas teóricas de Santaella (2004), Lévy (2010), Freitas (2011), entre outros autores renomados na área. A análise realizada neste trabalho se assenta em discussões publicadas nos últimos três anos (2020-2022) que tem esse tema como objeto de pesquisa. Como resultado, foi observado que as tecnologias digitais oferecem benefícios consideráveis, como o acesso facilitado a uma vasta quantidade de conteúdo, redução de custos com materiais impressos e a capacidade de personalização da experiência de leitura. No entanto, a fragmentação da atenção, a leitura superficial e a constante distração representam desafios reais para a compreensão profunda e a retenção do material lido. Portanto, conclui-se que as tecnologias digitais desempenham um papel significativo no processo de aprendizagem da leitura, e trazem consigo uma gama de impactos tanto positivos quanto negativos.

Abstract: The impact of digital technologies on the reading learning process is a topic of relevance and interest for the academic area. As the use of mobile devices and the expansion of the internet increase, students have access to a range of digital resources that can improve their reading skills. However, there is still controversy about the possible effects of these technologies on the reading learning process. Therefore, the objective of this work was to carry out a bibliographical research (classified as meta-research), in order to survey the impact of digital technologies on the process of learning to read, considering both the positive and negative impacts, based on theoretical proposals. de Santaella (2004), Lévy (2010), Freitas (2011), among other renowned authors in the area. The analysis carried out in this work is based on discussions published in the last three years (2020-2022) that have this topic as the object of research. As a result, it was observed that digital technologies offer considerable benefits, such as easier access to a vast amount of content, reduced costs with printed materials and the ability to personalize the reading experience. However, fragmented attention, superficial reading, and constant distraction pose real challenges to deep understanding and retention of read material. Therefore, it is concluded that digital technologies play a significant role in the process of learning to read, and bring with them a range of both positive and negative impacts.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201820578

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Amanda Maria de Abreu Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo