SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: O potencial da literatura de Aline Bei no amadurecimento socioemocional dos alunos do ensino básico.

Título alternativo: The potential of Aline Beis literature in the socio-emotional maturity of elementary and high school students.

Autoria de: Maira Juliana da Silva do Nascimento

Orientação de: Larissa da Silva Lisboa Souza

Presidente da banca: Larissa da Silva Lisboa Souza

Primeiro membro da banca: Andréa Portolomeos

Segundo membro da banca: Gisele Novaes Frighetto

Palavras-chaves: Literatura, contemporâneo, Ensino, habilidades, socioemocionais

Data da defesa: 27/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 12/12/2023

Data da publicação: 12/12/2023

Referência: Nascimento, M. J. d. S. d. O potencial da literatura de Aline Bei no amadurecimento socioemocional dos alunos do ensino básico. . 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a investigação do potencial da literatura contemporânea, por meio da análise do romance Pequena Coreografia do Adeus de Aline Bei (2021), em sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento e crescimento dos estudantes do ensino básico, mediante o aprimoramento das habilidades socioemocionais. Para isso, debruçou-se sobre as contribuições de Nepomuceno e Portolomeos (2022) e Rildo Cosson (2021) no que concerne ao ensino da literatura. A fim de compreender a dimensão emocional da recepção do texto literário, este trabalho também se fundamentou na teoria de Wolfgang Iser (1996) e nos estudos de Vincent Jouve (2002). Ademais, examinou-se a forma como o ensino de literatura é abordado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento oficial da educação brasileira, homologado em 2017, com o propósito de avaliar a eficácia de suas diretrizes no que tange ao fomento do aprimoramento socioemocional dos estudantes a partir do romance analisado. Este estudo almeja contribuir para o debate sobre o papel da literatura na formação integral dos alunos do ensino básico, bem como para a compreensão de como a educação literária pode ser um catalisador essencial para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, promovendo, assim, uma educação mais completa e humanizadora em consonância com as demandas da sociedade contemporânea.

Abstract: This study aims to explore the potential of contemporary literature, through the analysis of Aline Beis novel Pequena Coreografia do Adeus (2021) in its capacity to contribute to the development and growth of basic education students by enhancing their socio-emotional skills. To achieve this, it draws upon the insights of Nepomuceno and Portolomeos (2022) and Rildo Cosson (2021) regarding literature education. In order to grasp the emotional dimension of literary reception, this work also builds upon Wolfgang Isers theory (1996) and Vincent Jouves studies (2002). Furthermore, it examines how literature education is addressed in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), the official educational framework in Brazil, ratified in 2017, with the purpose of evaluating the effectiveness of its guidelines in promoting socioemotional enhancement of students through the analyzed novel. This study aspires to contribute to the discourse on the role of literature in the holistic development of basic education students, as well as to the understanding of how literary education can be an essential catalyst for the development of socio-emotional skills, thus fostering a more comprehensive and humanizing education in line with the demands of contemporary society.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201820588

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maira Juliana da Silva do Nascimento e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo