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Título: Fragmentações identitárias em contextos (pós) coloniais nas literaturas africanas de autoria feminina

Autoria de: Aleízy Aparecida Barati Domingos

Orientação de: Larissa da Silva Lisboa Souza

Presidente da banca: Larissa da Silva Lisboa Souza

Primeiro membro da banca: Cristiane Felipe Ribeiro de Araujo Côrtes

Segundo membro da banca: Vivian Leme Furlan

Palavras-chaves: identidades, pós-colonialismo, perspectivas do feminino, literaturas africanas, língua portuguesa

Data da defesa: 23/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 04/12/2023

Data da publicação: 04/12/2023

Referência: Domingos, A. A. B. Fragmentações identitárias em contextos (pós) coloniais nas literaturas africanas de autoria feminina. 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A partir das perspectivas pluralizadas acerca das temáticas identitárias, as investigações nos estudos das literaturas africanas de língua portuguesa passaram a girar em torno das diferentes formas de identidade visibilizadas artisticamente, demonstrando como essas se tornam elemento fundamental na compreensão dos processos coloniais e de suas heranças nos contextos contemporâneos. Assim, o presente estudo se propõe a refletir - pautado na observação de como identidades femininas, nos contextos pós-independências, carregam heranças coloniais que as fragmentam - sobre duas obras africanas de língua portuguesa e autoria feminina Caderno de Memórias Coloniais (2009), da moçambicana Isabela Figueiredo e Em Essa Dama Bate Bué! (2021), da angolana Yara Monteiro. Além disso, o estudo se propõe, também, a analisar como o espaço diaspórico é outro fator considerável nas manifestações identitárias e em suas fragmentações, se apropriando sempre da teoria pós-colonial como suporte às discussões. Embora os livros tragam perspectivas muito distintas, ambas as personagens são perpassadas pelas consequências do colonialismo - como o trânsito diaspórico - e sofrem com o reflexo desse sistema na construção das suas identidades, o que permite que um paralelo seja traçado, enfatizando essas diferenças e mostrando de que forma elas traduzem as realidades contemporâneas desses países. Assim, o objetivo geral é o estudo da temática da identidade, de forma comparada, partindo da definição teórica e perpassando pelo conceito de descentração do sujeito, no qual se perde um sentido estável de si.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201910191

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Aleízy Aparecida Barati Domingos e Universidade Federal de Lavras

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