SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: O USO DOS GESTOS EM SEQUÊNCIAS EXPLICATIVAS DE ITENS LEXICAIS EM UMA AULA ONLINE DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ADICIONAL

Título alternativo: THE USE OF GESTURES IN EXPLANATORY SEQUENCES OF LEXICALITEMSIN AN ONLINE CLASS OF ENGLISH AS AN ADDITIONAL LANGUAGE

Autoria de: Karoline Martins Amorim

Orientação de: Thiago da Cunha Nascimento

Presidente da banca: Thiago da Cunha Nascimento

Primeiro membro da banca: Flavia Fidelis de Paula

Segundo membro da banca: Fernanda Roque Amendoeira

Palavras-chaves: gestos, explicações, cognição, inglês, interação

Data da defesa: 01/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 11/12/2023

Data da publicação: 11/12/2023

Referência: Amorim, K. M. O USO DOS GESTOS EM SEQUÊNCIAS EXPLICATIVAS DE ITENS LEXICAIS EM UMA AULA ONLINE DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ADICIONAL. 2023. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Neste trabalho, busquei investigar o impacto dos gestos no ensino-aprendizagemdeitens lexicais e suas funções em sequências explicativas em uma aula online de línguainglesa.Para a realização de tal objetivo, baseei-me nos pressupostos teóricos oferecidospelaLinguística Cognitiva (Lakoff Johnson, 1999 Ferrari, 2011 Evans, 2012 Mondada, 2014Nascimento, 2023) de que os gestos instituem enunciados fundamentados na multimodalidadee corporificam conceitos mentais subjacentes à mente. Utilizei, ainda, conceitos e categoriasanalíticas oriundas dos Estudos dos gestos (McNeill, 1992 Kendon, 2004 Streeck, 2010Muller, 2014 Barbosa, 2023 Barth-Weingarten, 2023) para investigar como eles podemsersegmentados e classificados com base em sua forma e significados bemcomo seupapel nafala-em-interação. Finalmente, para fins analíticos, vali-me do quadro teórico e metodológicodisponibilizado pela Linguística Interacional (Couper-Kuhlen Selting, 2001 Schegloff, 2007Muller e Cienki, 2009 Cicurel, 2013 Holt, 2020 Bar

Abstract: In this paper, I investigate the impact of gestures on the teaching and learningoflexical items and their functions in explanatory sequences in an online English languageclass.This work has its basis in the theoretical assumptions offered by Cognitive Linguistics(Lakoff and Johnson, 1999 Ferrari, 2011 Evans, 2012 Mondada, 2014 and Nascimento,2023) that gestures establish utterances based on multimodality and embody mental conceptsunderlying the mind. Also, I used analytical categories and notions fromGestureStudies(McNeill, 1992 Kendon, 2004 Streeck, 2010 Muller, 2014 Barbosa, 2023 andBarth-Weingarten, 2023) to investigate how gestures can be segmented and classified basedontheirform and meaning, as well as their role in interaction. Finally, for analytical purposes, I usedthe theoretical and methodological framework provided by Interactional Linguistics (Couper-Kuhlen and Selting, 2001 Schegloff, 2007 Muller and Cienki, 2009 Cicurel, 2013 Holt,2020 Barth-Weingarten, 2023 De Paula, 2023) to discu

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201910480

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Karoline Martins Amorim e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo