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Título: PERSPECTIVAS INCLUSIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO CONTEXTO PRISIONAL

Título alternativo: INCLUSIVE PERSPECTIVES FOR THE TEACHING AND LEARNING OF ENGLISH IN THE PRISON CONTEXT

Autoria de: Danielly de Oliveira Melo

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Thiago da Cunha Nascimento

Segundo membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis

Palavras-chaves: Educação Inclusiva, Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, Letramento Crítico, Educação no sistema prisional, Ressocialização.

Data da defesa: 20/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 09/12/2023

Data da publicação: 09/12/2023

Referência: Melo, D. d. O. PERSPECTIVAS INCLUSIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO CONTEXTO PRISIONAL. 2023. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho visa a discutir as contribuições das perspectivas inclusiva e crítica para o ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto prisional. Desta maneira, a pesquisa analisa a possibilidade da proposta de uma atividade, sob a base teórica do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e do Letramento Crítico (LC), que tenha como fundamento a Educação Inclusiva - além da compreensão das especificidades e necessidades de cada estudante. Tem-se como ideia primordial as perspectivas da Educação Inclusiva sob um parâmetro sócio-histórico (MANTOAN, 2015), entendendo os diversos espaços em que a EI pode atuar. Outrossim, o estudo baseia-se nos fundamentos do Letramento Crítico (SOUZA, 2020) enquanto ponto crucial para discutir relações de poder dentro e fora do sistema prisional. Aliado a isso, a atividade sugerida analisa a utilização do DUA (SEBASTIÁN-HEREDERO, 2020) para o desenvolvimento da apresentação e do(s) modo(s) de expressões dasdos estudantes. A atividade procura, por meio de uma música em língua inglesa, entender aspectos sociais e históricos - verbais e extraverbais presentes neste contexto da composição. Por meio da figura de Nelson Mandela, busca-se desconstruir rótulos (REIS, 2011) e estigmas, visando, portanto, a ressocialização e a educação libertadora (FREIRE, 2001) desses sujeitos encarcerados.

Abstract: The present work aims to discuss the contributions of inclusive and critical perspectives to English language teaching and learning in the prison context. Thus, the research examines the possibility of proposing an activity based on the theoretical foundation of Universal Design for Learning (UDL) and Critical Literacy (CL), with a focus on inclusion, in addition to understanding the specificities and needs of each student. The primary idea is rooted in the perspectives of Inclusive Education from a socio-historical perspective (MANTOAN, 2015), recognizing the various spaces in which Inclusive Education can operate. Furthermore, the study is based on the principles of Critical Literacy (SOUZA, 2020) as a crucial point for discussing power relations within and outside the prison system. In addition, the suggested activity analyzes the use of UDL (SEBASTIÁN-HEREDERO, 2020) for the development of students presentations and modes of expression. The activity seeks to understand social and historical aspects, both verbal and non-verbal, present in this context through an English-language song. Through the figure of Nelson Mandela, the goal is to deconstruct labels (REIS, 2011) and stigmas, aiming for rehabilitation and liberating education (FREIRE, 2001).

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201910817

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Danielly de Oliveira Melo e Universidade Federal de Lavras

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