SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: INTERPRETAÇÃO DO GÊNERO CHARGE EM UMA TURMA DE CORREÇÃO DE FLUXO

Título alternativo: INTERPRETATION OF THE CHARGE GENRE IN A FLOW CORRECTION CLASS

Autoria de: Julia Carolina da Costa

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauricéia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Palavras-chaves: Palavras-chave Habilidades de leitura, Ensino fundamental II, Gênero Textual, Charges, Sala de aula

Data da defesa: 04/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 13/12/2023

Data da publicação: 13/12/2023

Referência: Costa, J. C. d. INTERPRETAÇÃO DO GÊNERO CHARGE EM UMA TURMA DE CORREÇÃO DE FLUXO. 2023. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho faz parte do projeto Desenvolvimento de habilidades de leitura em período de pandemia da análise diagnóstica à recomposição de aprendizagens e investiga as habilidades de leitura em uma turma de Correção de Fluxo do Ensino Fundamental II, na cidade de Lavras. As turmas de Correção de Fluxo visam a atender aos estudantes que tenham 02 (dois) anos ou mais de distorção idadeano de escolaridade e compreende Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Após a pandemia de COVID, a SEEMG elaborou uma proposta de atendimento aos alunos em defasagem sérieidade com vistas a desenvolver as habilidades e competências básicas, de modo a contribuir para que alunos os pudessem recuperar o atraso em seu aprendizado, preenchendo lacunas de conhecimento e desenvolvendo as habilidades necessárias para alcançar o nível adequado para sua série. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa consistiu em investigar a utilização do gênero charge como um recurso fundamental para o desenvolvimento da leitura e es

Abstract: This work is part of the project Development of Reading Skills during the Pandemic From Diagnostic Analysis to the Reconstruction of Learning and investigates reading skills in a Corrective Flow class of the Lower Secondary Education in the city of Lavras. Corrective Flow classes aim to assist students who have a delay of 2 (two) years or more in agegrade ratio, covering the Final Years of Elementary School and High School. After the COVID pandemic, the State Department of Education in Minas Gerais (SEEMG) developed a proposal to address students with gradeage discrepancies, aiming to develop basic skills and competencies to help them catch up in their learning, filling knowledge gaps, and developing the necessary skills to reach the appropriate level for their grade. In this context, the objective of this research was to investigate the use of the genre charge as a fundamental resource for reading and writing development in the post-pandemic context. Considering the growing relevance of reading skill

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201910818

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Julia Carolina da Costa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo