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Título: INVESTIGAÇÃO SOBRE A AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE SÍLABA CCV NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS DO ESTADO DO PIAUÍ (PROAJA-PI)

Título alternativo: INVESTIGATION ON THE ACQUISITION OF THE WRITING OF CVC SYLLABLES IN THE LITERACY PROGRAM FOR YOUTH, ADULTS, AND ELDERLY IN THE STATE OF PIAUÍ (PROAJA-PI)

Autoria de: Gabriel Eugenio Souza de Melo

Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins

Coorientação de: Gladys Agmar Sá Rocha

Presidente da banca: Tufi Neder Neto

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Larissa Giacometti Paris

Palavras-chaves: Alfabetização, Alfabetização na EJA, Aquisição da Escrita, Palavra, Sílaba

Data da defesa: 28/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 11/12/2023

Data da publicação: 11/12/2023

Referência: Melo, G. E. S. d. INVESTIGAÇÃO SOBRE A AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE SÍLABA CCV NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS DO ESTADO DO PIAUÍ (PROAJA-PI). 2023. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar a aquisição da escrita da sílaba CCV (consoante, consoante e vogal) no Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos do Estado do Piauí (PROAJA-PI). Inicialmente, traz-se à discussão a alfabetização e suas dimensões contextuais, logo depois, no referencial teórico, tendo por fundamentação principal as obras de Soares (2021), Lemle (1999), Oliveira (2010) e Morais (2008), discutem-se alguns conceitos e convenções relacionados ao sistema de escrita da língua portuguesa e ao seu processo de ensino-aprendizagem. Na seção de metodologia, expõem-se algumas informações acerca dos dados utilizados na análise e do seu modo de processamento. Na análise, faz-se a separação das ocorrências segundo os níveis de escrita propostos por Ferreiro e Teberosky (1985), e depois examinam-se os casos classificados como silábico-alfabéticos e alfabéticos que apresentam desvios na escrita da sílaba CCV. Por fim, nas considerações finais, expõem-se algumas conclusões obtidas com o desenvolvimento da investigação, dentre elas, a constatação da dificuldade de escrita do R intrassilábico em palavras como prato e livro.

Abstract: This work aims to analyze the acquisition of writing the CCV (consonant, consonant and vowel) syllable in the Adult and Elderly Literacy Program of the State of Piauí (PROAJA-PI). Initially, it brings up the discussion of literacy and its contextual dimensions. Subsequently, in the theoretical framework, based mainly on the works of Soares (2021), Lemle (1999), Oliveira (2010), and Morais (2008), it discusses some concepts and conventions related to the writing system of the Portuguese language and its teaching and learning process. In the methodology section, it provides information about the data used in the analysis and its processing method. In the analysis, occurrences are separated according to the levels of writing proposed by Ferreiro and Teberosky (1985), and then, cases classified as syllabic-alphabetic and alphabetic with deviations in the writing of the CCV syllable are examined. Finally, in the concluding remarks, some conclusions obtained from the research are presented, including the observation of difficulties in writing the intrasyllabic R in words like prato (plate) and livro (book).

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201910852

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriel Eugenio Souza de Melo e Universidade Federal de Lavras

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