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Título: CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Título alternativo: CONTRIBUTIONS OF UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING (UDL) IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING FROM AN INCLUSIVE PERSPECTIVE

Autoria de: Verena Alves Oliveira

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Aline Barreto Costa Braga

Segundo membro da banca: Thiago da Cunha Nascimento

Palavras-chaves: Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), Inclusão, Educação Inclusiva, Língua Inglesa, Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Data da defesa: 27/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 11/12/2023

Data da publicação: 11/12/2023

Referência: Oliveira, V. A. CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de contribuição do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), proposto por David H. Rose, Anne Meyer e David Gordon, no contexto do ensino da língua inglesa, com foco na promoção da inclusão em ambientes educacionais diversos, principalmente em escolas públicas. O trabalho reconhece a pluralidade de ambientes educacionais, mas concentra-se especificamente em escolas públicas como um cenário relevante para a implementação do DUA. Analisando os princípios do DUA - engajamento, representação e açãoexpressão - o estudo destaca estratégias práticas para estimular os estudantes, considerando suas diferentes potencialidades para a aprendizagem. Além disso, a pesquisa fundamenta suas práticas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Lei Brasileira de Inclusão (Lei 131462015), buscando proporcionar uma abordagem adaptativa e enriquecedora para atender às necessidades únicas de cada estudante. Destacando que a ideia de uma abordagem adaptativa aqui não significa infantilizar ou simplificar as atividades, mas conferir a elas um caráter de diversidade na forma de apresentar, representar e engajar osas estudantes por meio de diferentes linguagens (SOUZA, 2020). A abordagem qualitativa deste trabalho permite uma análise interpretativa e subjetiva dos princípios do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) e sua aplicação no contexto de ensino de língua inglesa, com foco na promoção da inclusão ao se trabalhar diferentes habilidades da BNCC de língua inglesa.

Abstract: This work aims to present possibilities for the contribution of the Universal Learning Design (UDL), proposed by David H. Rose, Anne Meyer and David Gordon, in the context of English language teaching, with a focus on promoting inclusion in diverse educational environments, mainly in public schools. The work recognizes the plurality of educational environments, but specifically focuses on public schools as a relevant setting for UDL implementation. Analyzing the principles of UDL - engagement, representation and actionexpression - the study highlights practical strategies to stimulate students, considering their different potential for learning. Furthermore, the research bases its practices on the National Common Curricular Base (BNCC) and the Brazilian Inclusion Law (Law 131462015), seeking to provide an adaptive and enriching approach to meet the unique needs of each student. Highlighting that the idea of an adaptive approach here does not mean infantilizing or simplifying activities, but giving them a character of diversity in the way of presenting, representing and engaging students through different languages (SOUZA, 2020). The qualitative approach of this work allows for an interpretative and subjective analysis of the principles of Universal Learning Design (UDL) and their application in the context of English language teaching, with a focus on promoting inclusion when working on different BNCC English language skills.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201911166

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Verena Alves Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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