SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PARA ESTUDANTES AUTISTAS

Título alternativo: CONTRIBUTIONS OF LEARNING STYLES AND MULTIPLES INTELLIGENCES TO LANGUAGE TEACHING AND LEARNING FOR AUTISTIC STUDENT

Autoria de: Jade Gabrielle Avelar

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Segundo membro da banca: Patrícia Vasconcelos de Almeida

Palavras-chaves: Estilos de Aprendizagem, Inteligências Múltiplas, Autismo, Línguas, Inclusão. 4

Data da defesa: 27/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 11/12/2023

Data da publicação: 11/12/2023

Referência: Avelar, J. G. CONTRIBUIÇÕES DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PARA ESTUDANTES AUTISTAS. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre possíveis contribuições dos estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas como estratégia para o ensino- aprendizagem inclusivo de línguas para estudantes autistas. Sendo assim, a educação inclusiva (MANTOAN,2003 SOUZA,2020), os estilos de aprendizagem (CURRY, 1983) e uma perspectiva não rotulada são aportes teóricos para esse trabalho. No que se refere à metodologia, esta pesquisa baseou-se em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica e exploratória possibilitando a proposta de criação de atividades que pudessem refletir as teorias supracitadas. Algumas das principais reflexões advindas da proposta de atividades para estudantes autistas, nas aulas de línguas, na perspectiva inclusiva subsidiada pelos estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas. Destacamos a possibilidade de ensino- aprendizagem de línguas, valorizando diferentes estilos dasdos estudantes, por meio de inputs diversificado como imagens, vpideo do youtube e a possibilidade, de demostrarem sua inteligências múltiplas, por meio da produção de materiais diversos que não se limitam à oralidade ou à escrita tradicional nas aulas.

Abstract: This present work aims to reflect on potential contributions of learning styles and multiple intelligences as a strategy for inclusive language teaching and learning for autistic students. Thus, inclusive education (MANTOAN, 2003 SOUZA, 2020), learning styles (CURRY, 1983), and an unlabeled perspective are theoretical foundations for this study. Regarding the methodology, this research is based on qualitative, bibliographic, and exploratory approaches, enabling the proposal of activities that could reflect the aforementioned theories. Some of the main reflections arising from the proposed activities for autistic students in language classes, within an inclusive perspective supported by learning styles and multiple intelligences, are highlighted. We emphasize the possibility of language teaching and learning, valuing different styles of students, through diversified inputs such as images, YouTube videos, and the opportunity to demonstrate their multiple intelligences through the production of various materials that are not limited to oral or traditional written forms in classes. Keywords Learning Styles, Multiple Intelligences, Autism, Languages, Inclusion.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201911167

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jade Gabrielle Avelar e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo