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Título: A LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO INSTRUMENTO DE DIÁLOGO SOBRE TEMAS FRATURANTES EM YNARI A MENINA DAS CINCO TRANÇAS.

Título alternativo: CHILDRENS AND YOUTH LITERATURE AS AN INSTRUMENT OF DIALOGUE ON FRACTURING THEMES IN YNARI THE GIRL WITH THE FIVE BRAIDS.

Autoria de: Mateus Batista Floriano

Orientação de: Larissa da Silva Lisboa Souza

Presidente da banca: Larissa da Silva Lisboa Souza

Primeiro membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis

Segundo membro da banca: Elivan Aparecida Ribeiro

Palavras-chaves: LITERATURA, INFANTO-JUVENIL, FRATURANTE, GUERRA, ANGOLA

Data da defesa: 30/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 13/12/2023

Data da publicação: 13/12/2023

Referência: Floriano, M. B. A LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO INSTRUMENTO DE DIÁLOGO SOBRE TEMAS FRATURANTES EM YNARI A MENINA DAS CINCO TRANÇAS.. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Pretende-se, neste trabalho, expor que temas fraturantes, que são considerados difíceis, como a guerra, a morte e o abandono, podem ser abordados de forma acessível e relevante para crianças. Usando o livro Ynari a menina das cinco tranças podemos explorar o papel da literatura como mediador na compreensão e no desenvolvimento crítico das crianças, examinando como a obra aborda a guerra e de que forma isso implica em suas vidas sociais e até mesmo política. O trabalho traz um pouco do contexto histórico de Angola, sua literatura e seu importante papel para a luta pela independência do país, a guerra civil que perdurou por quase três décadas (1975 a 2002). Aborda também a contribuição de Ondjaki para a literatura angolana, que traz, em algumas de suas obras, memórias de sua infância durante um período de pós-independência e como sua escrita reflete as questões sociais e políticas angolanas. Além do livro Ynari A Menina das Cinco Tranças, apontam-se outros exemplares da literatura infanto-juvenil que trabalham com os temas fraturantes destacando o potencial educativo dessas narrativas para o desenvolvimento crítico infantil, a partir do lúdico e do mundo do maravilhoso que são elementos que suavizam a leitura desses temas, possibilitando uma conversa de forma simplificada, mas compreensível.

Abstract: The intention of this work is to demonstrate that fracturing themes, such as war, death, and abandonment, which are considered challenging, can be approached in an accessible and relevant manner for children. Using the book Ynari a menina das cinco tranças, we can explore the role of literature as a mediator in childrens understanding and critical development, examining how the work addresses war and how it implicates their social and even political lives. Bringing in a bit of the historical context of Angola, its literature, and its crucial role in the countrys struggle for independence during the almost three-decade-long civil war (1975 to 2002). It also discusses Ondjakis contribution to Angolan literature, incorporating memories of his childhood in some of his works during the post-independence period and how his writing reflects Angolan social and political issues. In addition to the book Ynari a menina das cinco tranças, it highlights other examples of children and young adult literature that deal with fracturing themes, emphasizing the educational potential of these narratives for childrens critical development, through playfulness and the fantastical elements that soften the reading of these themes, enabling a simplified yet comprehensible conversation.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20232201911277

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mateus Batista Floriano e Universidade Federal de Lavras

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