SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: O Livro Infantil no Ensino de Leitura em Língua Inglesa para Crianças com TEA Uma Proposta Pré-Pedagógica com base nas Relações Semânticas Verbo-Visuais

Autoria de: Karise Monteiro Vilela

Orientação de: Aline Barreto Drumond Costa Braga

Presidente da banca: Aline Barreto Drumond Costa Braga

Primeiro membro da banca: Thiago da Cunha Nascimento

Segundo membro da banca: Nair Daiane de Souza Sauaia Vansiler

Palavras-chaves: Autismo, Leitura, Multimodalidade, RSVV, Língua Inglesa.

Data da defesa: 29/04/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 30/04/2024

Data da publicação: 30/04/2024

Referência: Vilela, K. M. O Livro Infantil no Ensino de Leitura em Língua Inglesa para Crianças com TEA Uma Proposta Pré-Pedagógica com base nas Relações Semânticas Verbo-Visuais. 2024. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A legislação brasileira estabelece bases para a promoção da inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas nas escolas, reforçando a importância do respeito e a garantia de igualdade de oportunidades para todos os estudantes (Brasil, 1989, 1996, 2015). Dentre os alunos com necessidades educacionais específicas, destacam-se os alunos com autismo, principalmente no que concerne à habilidade de leitura. Uma abordagem eficaz para auxiliar os alunos autistas na compreensão da leitura é a utilização de métodos visuais e concretos, como o uso de imagens ou objetos tangíveis para representar conceitos e palavras, ajudando a criança autista a fazer conexões mais claras entre os símbolos escritos e seu significado (Oliveira, Tomaz e Silva, 2021). Pensando na acessibilidade escolar, premissa básica da legislação brasileira, e no desenvolvimento de habilidades de leitura por alunos autistas, o presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo a análise de um livro infantil, a saber, Clifford The Big Red Dog, através da multimodalidade e das Relações Semânticas Verbo-Visuais (RSVV) propostas por Paula (2018). Dentre as RSVV, foram analisadas as relações de Elaboração, Extensão e Projeção dentro da obra e nos casos de Extensão utilizou-se uma estratégia didática com a elaboração de legendas para auxiliar na construção do significado. A análise da presente pesquisa demonstrou que a obra analisada teve uma predominância das relações de Elaboração, sendo assim, imagem e texto em sua grande maioria estavam congruentes. Através da grande quantidade de Elaborações e poucos casos de Extensões se fez possível concluir que o livro analisado pode ser considerado de fácil compreensão e uma boa ferramenta para o aprendizado da língua inglesa.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20241201910477

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Karise Monteiro Vilela e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo