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Título: AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE SÍLABA CVC NOS TESTES DIAGNÓSTICOS DO PROAJA - PIAUÍ

Título alternativo: ACQUISITION OF CVC SYLLABLE WRITING IN PROAJA DIAGNOSTIC TESTS - PIAUÍ

Autoria de: Luciana Neves Franco Freire

Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins

Coorientação de: Gladys Agmar Sá Rocha

Presidente da banca: Raquel Márcia Fontes Martins

Primeiro membro da banca: Andréa Portolomeos

Segundo membro da banca: Thais Maíra Machado de Sá

Palavras-chaves: Alfabetização, Aquisição da escrita, Sílaba, EJA, Ortografia

Data da defesa: 25/03/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 27/03/2024

Data da publicação: 27/03/2024

Referência: Freire, L. N. F. AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE SÍLABA CVC NOS TESTES DIAGNÓSTICOS DO PROAJA - PIAUÍ. 2024. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Este estudo visa investigar a aquisição da escrita da sílaba CVC utilizando os dados dos testes diagnósticos aplicados pelo Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos ???? PROAJA no estado do Piauí. O foco da pesquisa recai sobre a dimensão linguística do processo de alfabetização e a fundamentação teórica baseia-se nas obras de Soares (2004, 2014), Oliveira (2005) e Lemle (2009). A partir da análise, foi possível constatar que a aquisição de sílabas que fogem do padrão CV, como a sílaba CVC, representam maior desafio para o alfabetizando, uma vez que demandam um tempo maior de processamento. Além disso, destacam-se na classificação da natureza dos desvios a omissão da consoante nasal ??N???? e da consoante ??R???? em posição de coda na escrita de sílabas CVC, revelando as dificuldades do aprendiz de analisar e representar fonemas nasais e a influência da oralidade na escrita das palavras com essa sílaba que apresenta consoante pós-vocálica. Considerando o alto índice de analfabetismo no país, compreender as dificuldades relacionadas à aquisição da escrita da sílaba CVC e pode contribuir para o desenvolvimento do ensino no contexto da EJA.

Abstract: This study aims to investigate the acquisition of CVC syllable writing using data from the diagnostic tests applied by the Youth, Adult and Elderly Literacy Program - PROAJA in the state of Piauí. The focus of the research is on the linguistic dimension of the literacy process, and the theoretical foundation is based on the works of Soares (2004, 2014), Oliveira (2005) and Lemle (2009). The analysis showed that the acquisition of syllables that do not follow the CV pattern, such as the CVC syllable, represents a greater challenge for literacy learners, as they require a longer processing time. In addition, the omission of the nasal consonant N and the consonant R in coda position in the writing of CVC syllables stand out in the classification of the nature of the errors, revealing the learners difficulties in analyzing and representing nasal phonemes and the influence of orality in the writing of words with this syllable which has a post-vocalic consonant. Considering the high illiteracy rate in the country, understanding the difficulties related to the acquisition of CVC syllable writing can contribute to the development of teaching in the EJA context.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20241202010526

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luciana Neves Franco Freire e Universidade Federal de Lavras

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