SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES

Autoria de: Adriele Cristina Pinto

Orientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Rosana Maria Mendes

Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Segundo membro da banca: Helena Libardi

Palavras-chaves: educação especial, educação inclusiva, educação matemática, deficiência intelectual, mapeamento

Data da defesa: 04/07/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 12/07/2019

Data da publicação: 12/07/2019

Referência: Pinto, A. C. O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho teve por objetivo ????????????????mapear as pesquisas acadêmicas que tratam do processo de ensino e de aprendizagem de Matemática para estudantes com deficiência intelectual???????????????? no período de 1987 a 2018 disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes na área de conhecimento em Educação, Educação Especial, Ensino, Ensino ???????????????? aprendizagem, Ensino de Ciências e Matemática, Interdisciplinar e Planejamento Educacional. Após as buscas foram feitas fichas dos trabalhos selecionados que continha as informações como título, autor, ano da defesa, instituição, orientador, resumo, palavras chave, objetivo geral e específico, instrumento de construção de dados, tipo da pesquisa, recursos, local, sujeito, metodologia, conteúdos matemáticos e referencias bibliográfica. A pesquisa foi de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Apresentamos como resultado desse mapeamento as instituições, quais foram os programas de pós-graduação, conceitos matemáticos, instrumentos de construção de dados, recursos didáticos e autores mais mencionados. Percebemos, como resultado desse mapeamento, que foram poucos os estudos relacionados à Educação Matemática com estudantes com deficiência intelectual.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20191201110541

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43609

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Adriele Cristina Pinto e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo