SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: ANÁLISE DAS ABORDAGENS DE PROBABILIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Autoria de: Samara Rafael Lage

Orientação de: Paulo Henrique Sales Guimaraes

Presidente da banca: Dr. Paulo Henrique Sales Guimarães

Primeiro membro da banca: Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Dr. Alex de Oliveira Ribeiro

Palavras-chaves: Educação Matemática, Ensino, Probabilidade, Livro Didático, Ensino Médio

Data da defesa: 24/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 10/07/2019

Data da publicação: 10/07/2019

Referência: Lage, S. R. ANÁLISE DAS ABORDAGENS DE PROBABILIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO . 2019. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este trabalho é de abordagem qualitativa no contexto do ensino de Probabilidade no ensino médio. Para tal, foram analisados os livros didáticos do ensino médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD para o triênio 20182020. Considerando o livro didático como recurso preponderante nas salas de aula, o objetivo foi verificar como os autores apresentam e trabalham o conteúdo de Probabilidade, de maneira a observar se este tratamento facilita ou não a compreensão dos conceitos e se estão de acordo com as propostas dos documentos curriculares. Para a análise, foram selecionados os livros Quadrante ?? Matemática, de Eduardo Chavante e Diego Prestes, 1ª edição, 2016 Contextos Aplicações, de Luiz Roberto Dante, 3ª edição, 2016 Matemática Interação e Tecnologia, de Rodrigo Balestri, 2ª edição, 2016, e Contato Matemática, de Joamir Roberto de Souza e Jacqueline da S. R. Garcia, 2ª edição, 2016. Dessa forma, foi possível perceber que os livros não dedicam a atenção que deveriam à Probabilidade.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20191201221052

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44037

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Samara Rafael Lage e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo