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Título: MOBILE LEARNING NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A CALCULADORA GRÁFICA GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES

Título alternativo: MOBILE LEARNING IN THE MATHEMATICAL EDUCATION THE GRAPHIC CALCULATOR GEOGRAPHS IN THE EDUCATION OF FUNCTIONS

Autoria de: Edilene Cristina Pedroso Azarias

Orientação de: Jose Antonio Araujo Andrade

Coorientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Prof. Dr. José Antonio Araújo Andrade

Primeiro membro da banca: Prof(A). Dr(A). Silvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Prof(A). Mariane Mattos Ferreira

Terceiro membro da banca: Prof(A). Dr(A). Rosana Maria Mendes

Palavras-chaves: Aprendizagem Móvel, Tecnologias Digitais, Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade, Função

Data da defesa: 19/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 11/07/2019

Data da publicação: 11/07/2019

Referência: Azarias, E. C. P. MOBILE LEARNING NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A CALCULADORA GRÁFICA GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES. 2019. 144 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os processos de significação estabelecidos em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) do conceito de função com a mediação do aplicativo Calculadora Gráfica GeoGebra para smartphones. Para tanto, buscaremos responder à questão de investigação Que potencialidades os smartphones apresentam no processo ensino aprendizagem do conceito de função?. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa e, foi realizada em uma escola particular situada em uma cidade do Sul de Minas, com cinco estudantes do 1º ano e dois do 2º ano, ambos do ensino médio. As SDA foram desenvolvidas em dois encontros, totalizando seis aulas. Para a produção dos dados e constituição da documentação da pesquisa foram utilizados transcrições das audiogravações realizadas nas aulas os registros escritos produzidos nas situações de aprendizagem e o diário de campo da pesquisadora. Como metodologia de análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, sendo estabelecidas duas categorias de análise a priori 1) mediações desencadeadas pelo aplicativo Calculadora Gráfica GeoGebra e 2)processos de significação produzidos a respeito do conceito de função. Na análise dos dados buscou-se indícios das potencialidades do uso do smartphone na sala de aula como uma alternativa ao uso do laboratório de informática. Foi possível identificar que essa alternativa é viável desde que haja um planejamento por parte do professor, além de um contrato didático estabelecido inicialmente. Além disso, com o uso do aplicativo, eles puderam explorar os gráficos da função afim e da função quadrática, tendo a possibilidade de elaborar e testar conjecturas, o que os auxiliou a perceber as propriedades das referidas funções. Foi verificado também que a mediação do professor juntamente com a interação entre todos os envolvidos foi fundamental para a produção de sentidos e significados.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20191201520652

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43727

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Edilene Cristina Pedroso Azarias e Universidade Federal de Lavras

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