SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: O processo de ensino e de aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual um mapeamento dos artigos científicos em Educação Matemática

Autoria de: Gabriela Mieko Iwasaki

Orientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Rosana Maria Mendes

Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Segundo membro da banca: Helena Libardi

Palavras-chaves: Deficiência Intelectual, Educação Matemática, Mapeamento, Educação Inclusiva, Educação Especial

Data da defesa: 06/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 19/12/2019

Data da publicação: 19/12/2019

Referência: Iwasaki, G. M. O processo de ensino e de aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual um mapeamento dos artigos científicos em Educação Matemática. 2019. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo mapear os artigos publicados em revistas nacionais que apresentam os processos de ensino e de aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual na área de Educação Matemática. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo e bibliográfico. Os dados utilizados na formulação da pesquisa foram obtidos a partir de revistas classificadas pelo Qualis Periódicos da Plataforma Sucupira como A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5, nas áreas de avaliação ????Educação???? e ????Ensino????, totalizando 34 artigos publicados no período de 2003 a 2019. Concluídas as buscas, foram registradas as informações dos autores e as instituições vinculadas a eles, bem como o conteúdo destes trabalhos. Como resultado, apresentamos o mapeamento das instituições, os autores mais publicados, os conceitos matemáticos, os recursos didáticos e os instrumentos de constituição de dados das pesquisas. Através dos dados obtidos pôde-se observar que ainda existe uma escassez de artigos relacionados à Educação Matemática voltada a estudantes com deficiência intelectual e reconhecemos a necessidade de uma ampliação das pesquisas e estudos relacionados a essa temática.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20192201310431

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44787

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriela Mieko Iwasaki e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo