SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: Propostas Curriculares de Minas Gerais Permanências, rupturas e inovações

Autoria de: Deysiaurea Elias da Silva

Orientação de: Silvia Maria Medeiros Caporale

Presidente da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Primeiro membro da banca: Rosana Maria Mendes

Segundo membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Palavras-chaves: Proposta curricular, Educação Matemática, Permanências, Rupturas, Inovações

Data da defesa: 10/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 18/12/2019

Data da publicação: 18/12/2019

Referência: Silva, D. E. d. Propostas Curriculares de Minas Gerais Permanências, rupturas e inovações. 2019. 267 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A presente pesquisa de caráter qualitativo enquadra-se no grupo de pesquisas denominadas ??Documental??. Procuramos analisar as três últimas propostas curriculares do Estado de Minas Gerais para o Ensino Fundamental (Anos Finais) Conteúdo Básico comum de 2008 Currículo Básico Comum de 2014 e Currículo Referência de 2018. Dessa forma, traçamos a seguinte questão de investigação ??Que rupturas, permanências e inovações estão presentes nas últimas três propostas curriculares de Minas Gerais??? e elegemos os seguintes objetivos 1) comparar as propostas curriculares de Matemática e 2) analisar as propostas curriculares de matemática, visando observar as permanências, rupturas e inovações. Por meio da análise foi possível perceber que as mudanças mais expressivas ocorreram na proposta Currículo Referência de 2018, com a organização dos conteúdos de forma seriada e indicações de novas tendências metodológicas para o ensino de Matemática.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20192201410505

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44768

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Deysiaurea Elias da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo