SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar

Autoria de: Vanessa Maculan Silvério

Orientação de: Silvia Maria Medeiros Caporale

Presidente da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Primeiro membro da banca: Rosana Maria Mendes

Segundo membro da banca: Mário Henrique Andrade Cláudio

Palavras-chaves: Fracasso Escolar, Educação, Educação Matemática, Professor de Matemática, Sucesso Escolar

Data da defesa: 09/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 18/12/2019

Data da publicação: 18/12/2019

Referência: Silvério, V. M. Percepções de Professoras de Matemática sobre o Fracasso Escolar. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O Fracasso Escolar ainda é um tema que gera distintas opiniões, por não ser possível delimitá-lo a apenas uma causa. Diante disso, estas causas vêm sendo estudadas e assim são levantadas várias hipóteses, que não se limitam apenas ao conteúdo de Matemática. Nesse sentido a presente pesquisa buscou responder a seguinte questão de investigação ??Que percepções professores e professoras de Matemática têm sobre o fracasso escolar em Matemática dos estudantes???. Para isso elegemos os seguintes objetivos i) Identificar as percepções dos professores e professoras sobre os fatores que promovem o fracasso escolar em Matemática. ii) Conhecer as ações propostas pelos professores e pelas escolas para superar o fracasso escolar em Matemática. Inicialmente apresentamos algumas concepções sobre o Fracasso Escolar e Fracasso Escolar em Matemática, posteriormente trouxemos brevemente as noções de percepção e professor reflexivo. A pesquisa possui abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que lecionam Matemática em escolas da cidade de Lavras-MG. Para a constituição dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada, esta foi gravada, transcrita devolvida aos participantes e depois, analisada. A análise dos dados se deu por meio de uma análise interpretativa, tendo sido elaboradas as seguintes categorias de análise i) Percurso docente A escolha em ser professora e a busca por programas de formação, ii) Fracasso Escolar em Matemática Experiências reais evidenciadas nas falas das professoras, iii) Práticas Pedagógicas para propiciar o Sucesso Escolar dos Estudantes. Os resultados da nossa análise de dados, evidenciam que as professoras acreditam que não é possível delimitar o Fracasso Escolar à um único responsável, e que questões sociais e o sistema escolar em que os estudantes estão inseridos interferem nessa problemática, também verificamos que as professoras estão sempre buscando novas possibilidades de ensino e que a secretaria de educação e a escola propõe a intervenção pedagógica como uma maneira de promover o sucesso escolar dos estudantes.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20192201410784

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44767

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vanessa Maculan Silvério e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo