SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

Autoria de: Taísa Oliveira da Paixão

Orientação de: Amanda Castro Oliveira

Presidente da banca: Amanda Castro Oliveira

Primeiro membro da banca: Rosana Maria Mendes

Segundo membro da banca: Mario Henrique Andrade Claudio

Palavras-chaves: Educação Matemática, Livro Didático, Imagens, Enunciados, Relações de Gênero

Data da defesa: 11/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 19/12/2019

Data da publicação: 19/12/2019

Referência: Paixão, T. O. d. RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA . 2019. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as imagens e enunciados de uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental (Anos Finais), considerando gênero como uma categoria de análise. A coleção selecionada era utilizada na escola estadual em que a pesquisadora realizou o Estágio Supervisionado. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico. A questão que orientou o estudo foi Que concepções de relações de gênero estão presentes nas imagens e enunciados em uma coleção de livros didáticos de Matemática? As imagens e enunciados foram analisados e divididos em três grupos conforme as suas semelhanças, sendo 1- Práticas da vida cotidiana, 2 ???? Relação com os saberes matemáticos e 3 ???? Profissões. A análise dos dados evidenciou um desequilíbrio na representação das profissões que são designadas aos homens e às mulheres o que pode contribuir para reforçar estereótipos de gênero. Os outros dois grupos apresentaram certo equilíbrio. Na coleção predomina uma concepção de gênero tradicionalista baseada no determinismo biológico que ignora aspectos sociais historicamente construídos contribuindo para a naturalização e manutenção de padrões de gênero.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20192201520044

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44782

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Taísa Oliveira da Paixão e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo