SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: O FRACASSO ESCOLAR NA MATEMÁTICA O ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS

Autoria de: Sandra Paula Salve Silveira

Orientação de: Silvia Maria Medeiros Caporale

Presidente da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Segundo membro da banca: Evelise Roman Corbalan Gois Freire

Terceiro membro da banca: Mário Henrique Andrade Cláudio

Palavras-chaves: fracasso escolar, educação matemática, estado do conhecimento, base de dados, dificuldade de aprendizagem

Data da defesa: 04/09/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 16/09/2020

Data da publicação: 16/09/2020

Referência: Silveira, S. P. S. O FRACASSO ESCOLAR NA MATEMÁTICA O ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS. 2020. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Este trabalho teve como objetivo mapear as produções científicas que tiveram como foco de pesquisa o fracasso escolar no processo educativo da Matemática. Sendo esta, uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico, conhecida como ????????????????????????????????Estado do Conhecimento????????????????????????????????, procuramos responder à questão investigativa ????????????????????????????????O que revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) sobre o fracasso escolar no ensino e na aprendizagem da Matemática?????????????????????????????????. Buscamos os trabalhos em duas importantes bases de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e de posse de 109 teses e dissertações encontradas, selecionamos as que foram desenvolvidas no campo da Educação Matemática. Analisamos cada um dos 24 trabalhos selecionados (dentro do período dos últimos 21 anos ???????????????????????????????? 1998 a 2019), por meio de análises de conteúdo e interpretativa. Como resultado obtivemos uma série de apontamentos que nos ajudaram a entender as causas do fracasso escolar na Matemática, bem como várias sugestões de práticas pedagógicas e mudanças de paradigma ao se pensar em fracasso escolar. Sentimos falta nos trabalhos que analisamos, de um maior envolvimento governamental, na produção de soluções para o enfrentamento desse problema tão recorrente nas salas de aula.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20201201220213

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45117

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sandra Paula Salve Silveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo