SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: Altas Habilidades Superdotação mapeamento das teses e dissertações no contexto da Educação Matemática

Título alternativo: Giftedness Mapping of theses and dissertations in the context of Mathematical Education

Autoria de: Lucas Fré Campos

Orientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Rosana Maria Mendes

Primeiro membro da banca: Adrielly Antonia Santos Gomes

Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Palavras-chaves: Educação Matemática Inclusiva, Altas Habilidades, Superdotação, Estado do Conhecimento, Mapeamento

Data da defesa: 12/02/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 18/02/2021

Data da publicação: 18/02/2021

Referência: Campos, L. F. Altas Habilidades Superdotação mapeamento das teses e dissertações no contexto da Educação Matemática. 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho teve por objetivo mapear as teses e dissertações que relacionam o processo de ensino e de aprendizagem de pessoas com Altas HabilidadesSuperdotação e Educação Matemática disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e do tipo bibliográfica. Após o levantamento das pesquisas realizadas que tratam sobre o tema, realizou-se um fichamento contendo algumas informações título, autor, orientador, instituição, resumo, ano de defesa, palavras-chave, sujeitos da pesquisa, local, recursos utilizados, procedimentos metodológicos, instrumentos de constituição de dados, conteúdos matemáticos discutidos, tipo de pesquisa e referências bibliográficas. Com base nessas informações contidas nessas fichas, foi realizada uma inferência sobre o conteúdo encontrado. Existe um vasto campo de pesquisa em Educação Matemática Inclusiva sobre as Altas HabilidadesSuperdotação, visto que foram poucos os trabalhos encontrados em nossa busca. Além disso, os estudos feitos para constituição do referencial teórico e os trabalhos encontrados no mapeamento apontam que a identificação das AH SD e adequação das metodologias de ensino possibilitam o enriquecimento da criatividade e motiva os estudantes com Altas Habilidades Superdotação a desenvolverem suas habilidades em Matemática e nas mais diversas áreas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20202201310663

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47526

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucas Fré Campos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo