SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES AUTISTAS UM MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES

Título alternativo: THE TEACHING MATHEMATICS TO AUTISTIC STUDENTS A MAPPING OF THESES AND DISSERTATIONS

Autoria de: Larissa Vilela de Rezende

Orientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Rosana Maria Mendes

Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Segundo membro da banca: Sílvia Maria M. Caporale

Palavras-chaves: Autismo, Autista, Transtorno do Espectro Autista, Educação Matemática, Inclusão.

Data da defesa: 26/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 01/06/2021

Data da publicação: 01/06/2021

Referência: Rezende, L. V. d. O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES AUTISTAS UM MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES. 2021. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho teve por objetivo mapear as pesquisas acadêmicas que tratam do processo de ensino aprendizagem de Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no período de 1987 a 2020 disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes na área de avaliação em Educação, Ensino, Ensino, Interdisciplinar e Multidisciplinar. Após as buscas foram feitas fichas dos trabalhos selecionados que continha as informações como título, autor, ano da defesa, instituição, orientador, resumo, palavras chave, objetivo geral e específico, instrumento de construção de dados, tipo da pesquisa, recursos, local, sujeito, metodologia, conteúdos matemáticos e referências bibliográfica. A pesquisa foi de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Apresentamos como resultado desse mapeamento as instituições, quais foram os programas de pós-graduação, conceitos matemáticos, instrumentos de construção de dados, recursos didáticos e autores mais mencionados. O resultado obtido nesse mapeamento, nos mostra que os trabalhos vêm sendo pesquisados no Ensino Fundamental, nos eixos temáticos ??Números??, ??Álgebra??, e ??Geometria??, e que há um grande apoio dos materiais concretos ou softwares para auxiliar o ensino de conteúdos matemáticos. Pensando nesse campo de pesquisa na área de Educação Matemática Inclusiva e na necessidade de pesquisas para resposta a esse problema é importante que mais estudos sejam realizados.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20202201410781

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47525

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Larissa Vilela de Rezende e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo