SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: A MOBILIZAÇÃOCONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL COM UM ESTUDANTE SURDO

Título alternativo: MOBILIZATION CONSTRUCTION OF THE DECIMAL NUMBERING SYSTEM CONCEPT WITH A DEAF STUDENT

Autoria de: Leonice Silvério de Carvalho

Orientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Rosana Maria Mendes

Primeiro membro da banca: Elielson Ribeiro de Sales

Segundo membro da banca: Helena Libardi

Terceiro membro da banca: Jocione Aparecida Marmontelo

Palavras-chaves: Surdez, Educação Matemática, Educação Especial, Sistema de Numeração Decimal, Libras

Data da defesa: 10/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 26/03/2021

Data da publicação: 26/03/2021

Referência: Carvalho, L. S. d. A MOBILIZAÇÃOCONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL COM UM ESTUDANTE SURDO. 2021. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A presente pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de uma cidade do sul de Minas Gerais e teve por objetivo investigar indícios da mobilizaçãoapropriação do conceito do Sistema de Numeração Decimal por um estudante Surdo. Para preparação e análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo e, ao fim do processo, estabelecemos duas categorias a fim de serem analisadas Mediação do processo de ensino e de aprendizagem e Processo de ensino e de aprendizagem de Matemática. Após a investigação, verificamos as potencialidades do desenho como meio de comunicação e avaliação da construção de conceitos matemáticos. Constatamos que levar em consideração as barreiras linguísticas e as potencialidades da percepção visual das pessoas Surdas é um dos fatores de sucesso, bem como a afetividade, no processo de ensinar e de aprender Matemática.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20202201420542

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47527

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leonice Silvério de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo