SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DE GEOMETRIA

Autoria de: Andressa Cristina de Souza

Orientação de: Silvia Maria Medeiros Caporale

Presidente da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Segundo membro da banca: Rosana Maria Mendes

Palavras-chaves: geometria, materiais manipulativos, produção acadêmica, educação matemática, mapeamento

Data da defesa: 11/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 21/06/2021

Data da publicação: 21/06/2021

Referência: Souza, A. C. d. UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DE GEOMETRIA. 2021. 109 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A presente pesquisa de caráter qualitativo, que se aproxima do grupo de pesquisas denominadas ??Estado do Conhecimento?? teve por objetivo ??fazer um mapeamento das pesquisas acadêmicas (teses e dissertações) em que são utilizados materiais manipulativos para o ensino de Geometria??, buscamos responder o seguinte questionamento o que apontam as pesquisas sobre o uso de materiais manipulativos nas aulas de Geometria do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio? Os dados foram constituídos com a busca de trabalhos no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram encontrados 55 trabalhos que relacionam o uso de material manipulativo no ensino da Geometria. Com o corpus da pesquisa constituído, organizamos os trabalhos em uma ficha que continha as seguintes informações título, autor, ano de defesa, resumo e palavras-chaves. Posteriormente identificamos a quantidade de trabalhos que foram publicados em cada região do Brasil, os materiais utilizados, a quantidade de trabalho com relação ao ano de defesa, o nível de escolaridade e os conteúdos desenvolvidos. Com os estudos teóricos e a análise realizada, percebemos que o uso de materiais manipulativos se tornou fundamental para o processo de ensino-aprendizagem de Geometria e que esses se constituem em mediadores na construção do conhecimento e desenvolvimento do pensamento geométrico.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20202201511216

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47919

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Andressa Cristina de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo