SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: UM OLHAR PARA A ESTRATÉGIAS DE CÁLCULO DE ADIÇÃO COM UM ESTUDANTE SURDO

Autoria de: Cintia de Fatima Botelho

Orientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Rosana Maria Mendes

Primeiro membro da banca: Fábio Alexandre Borges

Segundo membro da banca: Sílvia Maria Medeiros Caporale

Terceiro membro da banca: Jocione Aparecida Marmontelo

Palavras-chaves: Surdez, Visualidade, Libras, Materiais manipulativos, Jogo

Data da defesa: 12/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 26/03/2021

Data da publicação: 26/03/2021

Referência: Botelho, C. d. F. UM OLHAR PARA A ESTRATÉGIAS DE CÁLCULO DE ADIÇÃO COM UM ESTUDANTE SURDO. 2021. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de uma cidade mineira, por um Grupo de Trabalho de Educação Matemática Inclusiva (GTEMI) do Núcleo de Estudos em Educação Matemática (Neemat) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo da pesquisa foi investigar o desenvolvimento das estratégias de cálculo de adição com um estudante Surdo. No primeiro momento fizemos a constituição dos dados através da videogravação no CAEE de atividades planejadas para o trabalho com o estudante Surdo. Para organizar e elaborar as atividades, os integrantes do GTEMI se reuniam e realizavam estudos, a fim de apresentar e estabelecer propostas e métodos que pudessem contribuir para o processo da construção do conceito de adição, sempre levando em consideração a Libras e a visualidade. Para realizar essa pesquisa utilizamos a metodologia de Análise de Conteúdo. Através das discussões e resultados podemos perceber que a utilização dos recursos visuais e dos aspectos da visualidade puderam contribuir para o processo de desenvolvimento do cálculo mental pelo estudante envolvendo situações com a operação de adição. O conhecimento e a valorização da cultura e comunidade Surda possibilitou que as pesquisadoras pudessem se comunicar com o estudante, além de conhecer sua identidade como Surdo contribuindo também para este processo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20202201611497

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47390

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Cintia de Fatima Botelho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo