SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA MAPEAMENTO DE PESQUISAS ACADÊMICAS DE MESTRADO E DOUTORADO

Título alternativo: MATHEMATICAL MODELING IN BASIC EDUCATION MAPPING ACADEMIC RESEARCH OF MASTERS AND DOCTORAL DEGREES

Autoria de: Ana Carolina Alvarenga Resende

Orientação de: Amanda Castro Oliveira

Presidente da banca: Amanda Castro Oliveira

Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Anderson Samia

Terceiro membro da banca: Mario Henrique Andrade Claudio

Palavras-chaves: Modelagem Matemática, Educação Matemática, Educação Básica, Modelagem Matemática na Educação Básica, Modelagem Matemática na Educação Matemática

Data da defesa: 08/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 22/06/2021

Data da publicação: 22/06/2021

Referência: Resende, A. C. A. MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA MAPEAMENTO DE PESQUISAS ACADÊMICAS DE MESTRADO E DOUTORADO. 2021. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento de dissertações e teses sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática, no período de 2016 até 2019, cujos participantes eram estudantes da Educação Básica. Os dados foram constituídos a partir de dezoito pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado disponíveis no Banco de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), para esta busca foram utilizados os descritores ????Modelagem Matemática???? e ????Modelagem na Educação Básica???? a fim de responder o seguinte questionamento ????O que relatam as pesquisas acadêmicas na área de Modelagem Matemática na Educação Básica no período de 2016 a 2019? A abordagem metodológica foi qualitativa do tipo bibliográfica. Para a constituição dos dados, foi elaborada uma ficha de análise dos trabalhos com as seguintes informações das pesquisas título, autoria, nível, orientação instituição, curso, ano de defesa, resumo, palavras-chaves, questão de investigação, objetivo(s) geral

Abstract: The present research aimed to map dissertations and theses on Mathematical Modeling in Mathematics Education from 2016 to 2019, whose participants were students of basic education. The data were constituted through eighteen academic research of masters degree and doctorate available at the Bank of Theses and Dissertations of CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), for this search, the descriptors Mathematical Modeling and Modeling in Basic Education were used to answer the following question ????What do academic researches tell in the area of ????????Mathematical Modeling in Basic Education in the period from 2016 to 2019????? The methodological approach was qualitative of the bibliographic type. For the constitution of the data, prepared an analysis form of the assignments with the following research information title, authorship, level, orientation, institution, major, defense year, abstract, keywords, research question, research aim(s), research objective(s), subject, place, didactic resources, methodological procedures, data-collection instruments, mathematical contents approached, types of research and bibliographical references. In order to answer the question, the relation of dissertations and theses were presented by national region, research advisors, period of publication of the theses, mathematical contents approached, didactic resources, data-collection instruments used by researchers, and, finally, the research methodology. Through the analysis of the data, it concluded that the dynamics of the activities involving Mathematical Modeling in the classroom can become an interactive class and consequently dialogued, which can arouse the students interest in Mathematics.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20202201621171

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47666

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Carolina Alvarenga Resende e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo