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Título: FATORES QUE INFLUENCIAM O ABANDONO ESCOLAR NAS REGIÕES SUDESTE E NORDESTE

Título alternativo: FACTORS THAT INFLUENCE SCHOOL DROPOUTS IN THE SOUTHEAST AND NORTHEAST REGIONS

Autoria de: Mírian Rosa

Orientação de: Tales Jesus Fernandes

Presidente da banca: Tales Jesus Fernandes

Primeiro membro da banca: Felipe Augusto Fernades

Palavras-chaves: Educação Básica, Regressão, Correlação, Indicadores Educacionais, Abandono.

Data da defesa: 17/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 23/11/2021

Data da publicação: 23/11/2021

Referência: Rosa, M. FATORES QUE INFLUENCIAM O ABANDONO ESCOLAR NAS REGIÕES SUDESTE E NORDESTE. 2021. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Há uma diferença entre abandono e evasão escolar, quando o estudante deixa de comparecer a escola durante o ano letivo é considerado abandono escolar. Já no caso em que o estudante não realiza a matrícula para prosseguir os estudos no ano seguinte é considerado como evasão escolar. Pretendeu-se neste trabalho avaliar como as variáveis taxa de aprovação, taxa de reprovação, média de alunos por turma, média de horas aula (diária), percentual de funções docentes com curso superior e esforço docente influenciam na taxa de abandono escolar da educação básica nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Foram utilizados dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, que se referem aos indicadores educacionais do ano de 2019. Buscou-se trabalhar com as informações das regiões Nordeste e Sudeste, representadas pelas médias e taxas das escolas municipais e estaduais, em áreas urbanas, dos anos finais do ensino fundamental e médio. As estimativas para os parâmetros dos modelos, bem como os ajustes gráficos e toda a parte computacional envolvida na elaboração deste trabalho foram realizadas utilizando-se o software estatístico R. As variáveis selecionadas como mais importantes, pelo método de stepwise, para descrever o abandono na região Nordeste, foram Percentual de funções docentes com curso superior, taxa de aprovação, média de horas aula (diária), taxa de reprovação e percentual de esforço docente. Para a região Sudeste o método de stepwise selecionou como importante o percentual de funções docentes com curso superior, taxa de aprovação, média de horas aula (diária) e taxa de reprovação. Sendo assim, as variáveis percentual de funções docentes com curso superior, taxa de aprovação, média de horas aula (diária), taxa de reprovação e percentual de esforço docente influenciam na taxa de abandono escolar da educação básica na região Nordeste. As variáveis percentual de funções docentes com curso superior, taxa de aprovação, média de horas aula (diária) e taxa de reprovação interferem na taxa de abandono escolar da educação básica na região Sudeste. Somente a variável média de alunos por turma não intervém na taxa de abandono.

Abstract: There is a difference between dropping out and dropping out of school, when a student fails to attend school during the school year it is considered to be dropping out of school. In the case where the student does not enroll to continue their studies in the following year, it is considered as a school dropout. The aim of this work was to evaluate how the pass rate, failure rate, average number of students per class, average class hours (daily), percentage of teaching functions with higher education and teaching effort influence the school dropout rate in basic education. in the Southeast and Northeast regions of Brazil. Data from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira - Inep were used, referring to educational indicators for the year 2019. We sought to work with information from the Northeast and Southeast regions, represented by the averages and rates of the schools municipal and state, in urban areas, of the final years of elementary and high school. The estimates for the parameters of the models, as well as the graphic adjustments and all the computational part involved in the elaboration of this work were carried out using the statistical software R. The variables selected as the most important, by the stepwise method, to describe the dropout in the Northeast region, were Percentage of teaching functions with higher education, pass rate, average class hours (daily), failure rate and percentage of teaching effort. For the Southeast region, the stepwise method selected as important the percentage of teaching functions with higher education, pass rate, average class hours (daily) and failure rate. Thus, the percentage variables of teaching functions with higher education, pass rate, average class hours (daily), failure rate and percentage of teaching effort influence the dropout rate in basic education in the Northeast region. The percentage variables of teaching functions with higher education, pass rate, average class hours (daily) and failure rate interfere in the school dropout rate in basic education in the Southeast region. Only the average variable of students per class does not intervene in the dropout rate.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20211201610676

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54334

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mírian Rosa e Universidade Federal de Lavras

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