SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Mapeamento da Produção Científica sobre Educação Matemática de Jovens e Adultos de 2014 a 2020

Título alternativo: YOUTH AND ADULT EDUCATION State of Knowledge of Scientific Production in Mathematics Education from 2014 to 2020

Autoria de: Herivelton Soares Ferreira

Orientação de: Mario Henrique Andrade Claudio

Presidente da banca: Mario Henrique Andrade Claudio

Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Palavras-chaves: eja, matemática, revisão sistemática, educação, mapeamento

Data da defesa: 03/12/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 06/12/2021

Data da publicação: 06/12/2021

Referência: Ferreira, H. S. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Mapeamento da Produção Científica sobre Educação Matemática de Jovens e Adultos de 2014 a 2020. 2021. 154 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho apresenta um mapeamento das produções científicas que relacionam os temas Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Matemática de 2014 a 2021 com o objetivo de conhecer o que a produção científica aborda sobre a Educação de Jovens e Adultos e a Matemática a fim de promover uma base para futuros trabalhos. Os dados analisados vieram do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e seus periódicos. Utilizamos os descritores ????EJA????, ????Jovens e Adultos???? e ????Matemática????. A busca dos trabalhos científicos se delimitou na área de Avaliação em Educação, Ensino, Interdisciplinar e Ensino de Matemática. Além do mapeamento, organização e apontamentos das teses, dissertações e publicações, avaliamos o corpus textual através do Software IRAMUTEQ. O corpus textual foi analisado com a utilização do software de maneira estatística, lexicográfica e nuvem de palavras. E, finalmente, o estudo traz considerações para pesquisas futuras.

Abstract: This work presents a mapping of scientific productions that relate the themes of Youth and Adult Education (EJA) and Mathematics from 2014 to 2021 in order to know what scientific production addresses about Youth and Adult Education and Mathematics in order to to provide a basis for future work. The analyzed data came from the Theses and Dissertations Catalog of Capes and its periodicals. We use the descriptors ????EJA????, ????Youths and Adults???? and ????Mathematics????. The search for scientific works was limited to the area of ????????Assessment in Education, Teaching, Interdisciplinary and Mathematics Teaching. In addition to the mapping, organization and notes of theses, dissertations and publications, we evaluated the textual corpus through the IRAMUTEQ Software. The textual corpus was analyzed using the software in a statistical, lexicographical and word cloud manner. And finally, the study brings considerations for future research

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20211201621252

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54366

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Herivelton Soares Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo