SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM ESTUDANTES SURDAS E SURDOS

Título alternativo: A MAPPING OF THESIS AND DISSERTATIONS ON THE TEACHING AND LEARNING PROCESS OF MATHEMATICS WITH DEAF AND DEAF STUDENTS

Autoria de: Luiz Winicius da Silva Fidelis

Orientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Rosana Maria Mendes

Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Palavras-chaves: surdez, educação matemática, educação básica, estudantes, mapeamento

Data da defesa: 16/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 08/12/2021

Data da publicação: 08/12/2021

Referência: Fidelis, L. W. d. S. UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM ESTUDANTES SURDAS E SURDOS. 2021. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi mapear as pesquisas acadêmicas que tratam do processo de ensino e de aprendizagem de Matemática para estudantes com Surdez. A busca das pesquisas foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes na área de Avaliação em Educação, Ensino, Interdisciplinar e Multidisciplinar. Utilizamos como metodologia pesquisa de caráter qualitativo o tipo estado do conhecimento para organização e tratamento dos dados. De acordo com o objetivo da pesquisa, o nosso corpus foi de 31 trabalhos realizados com estudantes Surdas e Surdos em Educação Matemática na sala de aula. A partir do mapeamento, podemos perceber os conteúdos matemáticos abordados de Números, Geometria, Álgebra, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística, como também os recursos didáticos como cartelas, dados, tangram, geoplano, sólidos geométricos, jogos, software geogebra, fita métrica, linguagem logo, material dourado, notebook e etc., observamos também os autores mais citados. E por fim concluímos apresentando os pontos principais do mapeamento como os avanços nas pesquisas em relação a educação inclusiva, as escolas em que as pesquisas foram realizadas sendo a maioria de escolas públicas, e também autoras e autores referências para futuras pesquisas. O presente estudo é uma parte que compõe um projeto mais amplo e, portanto, os resultados que foram obtidos são cruciais para uma exploração mais detalhada.

Abstract: This study presents results of a research whose objective was to map the academic researches that deal with the teaching and learning process of Mathematics for students with Deafness. The search for research was carried out in the Capes Theses and Dissertations Catalog in the area of Evaluation in Education, Teaching, Interdisciplinary and Multidisciplinary. We used as a qualitative research methodology the state of knowledge type for data organization and processing. According to the research objective, our corpus consisted of 31 works carried out with Deaf and Deaf students in Mathematics Education in the classroom. From the mapping, we can see the mathematical contents covered in Numbers, Geometry, Algebra, Quantities and Measures and Probability and Statistics, as well as didactic resources such as charts, data, tangram, geoplan, geometric solids, games, geogebra software, measuring tape, language, logo, golden material, notebook, etc., we also observed the most cited authors. And finally, we conclude by presenting the main points of the mapping, such as advances in research in relation to inclusive education, the schools in which the research was carried out, the majority being public schools, and also authors and authors who are references for future research. The present study is a part that makes up a broader project and, therefore, the results that were obtained are crucial for a more detailed exploration.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20211201720520

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54067

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luiz Winicius da Silva Fidelis e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo