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Título: A SURDEZ E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UM MAPEAMENTO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS

Autoria de: Tamara Tavares de Souza

Orientação de: Rosana Maria Mendes

Presidente da banca: Rosana Maria Mendes

Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Palavras-chaves: Educação Matemática Inclusiva, Estado do Conhecimento, Mapeamento, Pessoa com deficiência, Surdez

Data da defesa: 01/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 21/04/2022

Data da publicação: 21/04/2022

Referência: Souza, T. T. d. A SURDEZ E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UM MAPEAMENTO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS . 2022. 97 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Em uma sociedade cuja legislação assegura o acesso à educação de acordo com as características e necessidades de aprendizagem das estudantes e dos estudantes, torna-se fundamental compreender o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes com Surdez para garantir o acesso à Educação Nesse sentido, o presente estudo teve como principal objetivo mapear o que apontam as pesquisas que relacionam a Surdez e a Educação Matemática sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática. O trabalho é de caráter qualitativo do tipo ??Estado do Conhecimento?? (FERREIRA, 2002 ROMANOWSKI ENS, 2006) e é uma extensão de uma pesquisa realizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A busca pelos artigos científicos foi feita nos sites das revistas que estão listadas nos Qualis Periódicos da Plataforma Sucupira e foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 1977 FRANCO, 2008 MENDES MISKULIN, 2017) como metodologia para organização e tratamento dos dados. Para a constituição do corpus da pesquisa, buscou-se selecionar artigos científicos que incluíam a estudante e o estudante com Surdez no seu processo metodológico prático. No total, foram encontrados 49 artigos científicos. A partir do mapeamento foi possível evidenciar que o tema é de interesse no território brasileiro, em particular, nas regiões Sudeste e Sul. Além disso, Números foi o eixo temático mais abordado, com ênfase nos conteúdos sobre conceitos básicos da Matemática e noções iniciais. Em contrapartida, conteúdos considerados difíceis foram menos abordados como, por exemplo, o conceito de Matrizes. Ainda, as autoras mais citadas e os autores mais citados foram elencados gerando um conjunto de informações importantes para a orientação da prática de profissionais da educação, bem como pesquisadoras e pesquisadores. A presente pesquisa compõe um projeto mais amplo e, portanto, os resultados obtidos tornaram-se cruciais para a continuidade dos estudos e para a produção de um Estado da Arte das pesquisas que relacionam a pessoa com deficiência e a Educação Matemática.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20212201810289

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54920

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tamara Tavares de Souza e Universidade Federal de Lavras

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