SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: A FUNÇÃO AFIM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL

Autoria de: Karina de Fatima Mesquita Silva

Orientação de: Silvia Maria Medeiros Caporale

Presidente da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Primeiro membro da banca: Amanda Castro Oliveira

Segundo membro da banca: Rosana Maria Mendes

Palavras-chaves: Livro didático, Função Afim, Ensino Médio, Conceitualização, Metodologias

Data da defesa: 19/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 01/05/2022

Data da publicação: 01/05/2022

Referência: Silva, K. d. F. M. A FUNÇÃO AFIM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL. 2022. 121 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: RESUMO Este trabalho expressa o produto de uma investigação analítica sobre o Manual do Professor de cada uma das dez coleções de Matemática e suas tecnologias, aprovados no PNLD 2021 do Ensino Médio. O objetivo da presente pesquisa é analisar as limitações e potencialidades na construção conceitual e nas metodologias sugeridas nos livros didáticos de Matemática, no processo de ensino e de aprendizagem de Função Afim. Para aprofundar nas discussões sobre o assunto, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, cujo desenvolvimento se deu pelo método de análise documental. Como suporte teórico foram explorados aspectos que vão de uma visão ampla da Álgebra ao conceito de Função Afim e seus desdobramentos no contexto educacional. Também foram descritos pontos relevantes da estrutura do Ensino Médio, a partir dos documentos oficiais, até a caracterização do livro didático, passando por uma discussão sobre o PNLD e alguns fatos marcantes em seu desenvolvimento histórico. Quanto à conceitualização foram an

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20212201810610

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54904

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Karina de Fatima Mesquita Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo