SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma pesquisa bibliográfica acerca das motivações e dificuldades dos e das estudantes ao ingressarem na EJA e sua perspectiva com a matemática.

Autoria de: Ulisses de Melo Machado

Orientação de: Kleyton Vinicyus Godoy

Presidente da banca: Kleyton Vinicyus Godoy

Primeiro membro da banca: Mário Henrique Andrade Cláudio

Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos, Motivação, Dificuldade, Matemática, EJA.

Data da defesa: 19/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 08/05/2022

Data da publicação: 08/05/2022

Referência: Machado, U. d. M. Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma pesquisa bibliográfica acerca das motivações e dificuldades dos e das estudantes ao ingressarem na EJA e sua perspectiva com a matemática.. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho de cunho qualitativo tem como foco fazer uma pesquisa bibliográfica sobre as motivações que os e as estudantes tiveram para retornarem para a EJA. Sendo assim, pudemos verificar que os e as estudantes da EJA retornaram para as salas de aula por almejarem melhorias no mercado de trabalho, busca por conhecimento, entre outros. O texto aborda as dificuldades encontradas por esses e essas pessoas para ingressarem e permanecerem na EJA. De acordo com a busca bibliógrafica as dificuldades relatadas pelos e pelas estudantes da EJA foram o dia corrido de trabalho, afazeres domésticos, família, etc. Além dos mais, será apresentado um breve contexto histórico da EJA no Brasil, traçando uma linha do tempo sobre acontecimentos ocorridos durante todos esses anos. Além disso, o trabalho irá abordar alguns tópicos importantes a serem questionados e compreendidos como O perfil dos e das estudantes que frequentam a EJA e também trará alguns relatos sobre os motivos que fizeram essas pessoas saírem ou desistirem dos estudos e sua alegria em retornar as salas de aula. Para finalizar, vamos falar das perspectivas que os e as estudantes da EJA têm relação à Matemática. Com isso, percebemos durante o estudo que a matemática é considerada uma disciplina difícil para eles e elas e também que os e as estudantes da EJA fazem o uso de conhecimentos matemáticos no cotidiano.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20212201811156

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55008

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ulisses de Melo Machado e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo