SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: A INDICAÇÃO DE AUTORAS NAS BIBLIOGRAFIAS DAS DISCIPLINAS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.

Título alternativo: THE INDICATION OF AUTHORS IN THE BIBLIOGRAPHIES OF THE SUBJECTS OF A LICENSE COURSE IN MATHEMATICS.

Autoria de: Bárbara Cristina Mariano Silva

Orientação de: Amanda Castro Oliveira

Presidente da banca: Amanda Castro Oliveira

Primeiro membro da banca: Evelise Roman Corbalan Gois Freire

Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Palavras-chaves: Género, Educação, Matemática, Mulheres, Currículo

Data da defesa: 16/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 21/09/2022

Data da publicação: 21/09/2022

Referência: Silva, B. C. M. A INDICAÇÃO DE AUTORAS NAS BIBLIOGRAFIAS DAS DISCIPLINAS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.. 2022. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A presente pesquisa trata-se de uma investigação da presença feminina na matriz curricular do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública federal do sul de Minas Gerais, considerando gênero como uma categoria de análise. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é analisar a presença de autoras nas bibliografias das componentes curriculares obrigatórias do currículo do curso de Licenciatura em Matemática de instituição de ensino superior (IES) a partir das matrizes curriculares de 200701, 200902, 201401, 201601 e 201802. Os dados da investigação foram constituídos por todas as matrizes curriculares utilizadas no curso desde a sua criação. Quanto à metodologia, esta pesquisa pode ser classificada como uma pesquisa qualitativa, baseada em uma análise documental. Para a construção dos dados, consultamos as ementas das disciplinas obrigatórias do curso, disponibilizadas no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da universidade e outros que nos foram disponibilizados pela coordenação do curso. A partir das matrizes analisadas, evidenciou-se uma desigualdade da presença feminina em alguns campos da Matemática, na área de Educação Matemática a presença feminina é mais aparente, o que já não acontece com na Matemática Pura e Aplicada. Esperamos, por meio desta pesquisa, problematizar a presençaausência de autoras na bibliografia das componentes curriculares obrigatórias do curso pesquisado, fato este que pode refletir na identidade docente dos estudantes do curso, contribuindo para reforçar estereótipos de gênero.

Abstract: The present research is an investigation of the female presence in the curricular matrix of the Mathematics Degree course at a federal public university in the south of Minas Gerais, considering gender as a category of analysis. In this perspective, the objective of this research is to analyze the presence of authors in the bibliographies of the mandatory curricular components of the curriculum of the Degree in Mathematics of a higher education institution (HEI) from the curricular matrices of 200701, 200902, 2014 01, 201601 and 201802. The research data consisted of all the curricular matrices used in the course since its creation. As for the methodology, this research can be classified as a qualitative research, based on a documental analysis. For the construction of the data, we consulted the menus of the compulsory subjects of the course, available in the Integrated Management System (SIG) of the university and others that were made available to us by the course coordination. From the matrices analyzed, an inequality of the female presence in some fields of Mathematics was evidenced, in the area of ????????????????Mathematics Education the female presence is more apparent, which is no longer the case with Pure and Applied Mathematics. We hope, through this research, to problematize the presenceabsence of authors in the bibliography of the mandatory curricular components of the researched course, a fact that may reflect on the teaching identity of the students of the course, contributing to reinforce gender stereotypes.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20221201710850

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bárbara Cristina Mariano Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo