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Título: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Título alternativo: FINANCIAL EDUCATION IN A COLLECTION OF BOOKS TEACHINGS OF THE EDUCATION OF YOUNG PEOPLE AND ADULTS

Autoria de: Patricia de Melo Franco

Orientação de: Mario Henrique Andrade Claudio

Presidente da banca: Mário Henrique Andrade Cláudio

Primeiro membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Kleyton Vinicyus Godoy

Palavras-chaves: Educação Financeira, Educação de Jovens e Adultos, Livro didático, Análise de livro didático, Matemática Financeira

Data da defesa: 15/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 13/03/2023

Data da publicação: 13/03/2023

Referência: Franco, P. d. M. EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2023. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo buscar compreender e analisar como os conteúdos de Matemática Financeira abordados na coleção multidisciplinar, Tempo de Aprender, destinada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático ?? PNLD EJA 2011, contribuem para a formação da Educação Financeira dos Jovens e Adultos, numa perspectiva crítica. Para isso, ao longo deste trabalho, apresentaremos as atividades com potencial para Educação Financeira encontradas nesta coleção, descreveremos os conceitos de Educação Financeira retratados, como as temáticas em que estão envolvidas, os conteúdos matemáticos que trabalham buscando evidenciar como tais atividades auxiliam para formar nos educandos da EJA muito mais que somente conhecimentos sobre Matemática Financeira, mas também o conhecimento crítico, que é a capacidade de se valer destes conhecimentos, para um melhor exercício de sua autonomia financeira, sendo um cidadão mais consciente sobre suas decisões financeiras e mais responsável em sociedade. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que os procedimentos metodológicos envolveram a análise dos quatro volumes do manual do professor que contemplam a referida coleção aprovada pelo PNLD EJA 2011. Buscou-se analisar numa perspectiva crítica como o ensino de Matemática Financeira, presente nesta coleção, permite tratar e construir a Educação Financeira com esses educandos, para a formação e o exercício da autonomia financeira, bem como o entendimento de conceitos fundamentais relacionados a esta, como oferecer conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma, consumo consciente, desenvolver a cultura da prevenção e planejamento financeiro familiar e domiciliar e exercício da cidadania. Assim, foram analisados os textos introdutórios de cada unidade, os enunciados, a frequência de atividades com potencial para discutir Educação Financeira, os conteúdos matemáticos presentes nestas atividades e também as temáticas evidenciadas nestas. Foi feita a categorização das atividades de acordo com as temáticas de Educação Financeira e também uma categorização, embasada nos ambientes de aprendizagem classificados como ambientes de exercício a ambientes de investigação, através de uma análise crítica da descrição das orientações e excertos presentes nas atividades que contemplam essa coleção de volumes de manual do professor. Finalmente, os resultados indicam que, sobre os tipos de ambientes de aprendizagem, percebe-se que nesta coleção, há uma abrangência maior de ambientes que fazem referência à semirrealidade na perspectiva de lista de exercícios, mas também identificou-se atividades no ambiente que fazem referência à realidade e cenários para investigação. Neste estudo, não se pretendeu defender que prevaleça um determinado tipo de ambiente de aprendizagem, em detrimento de outro. Mas ressaltamos que as temáticas de Educação Financeira identificadas Atitudes ao comprar, Tomada de decisão, Valor do dinheiro, Produtos financeiros, Economia doméstica e Sustentabilidade, podem permitir discussões em sala de aula, que aproximem de práticas pedagógicas relacionadas à pedagogia da autonomia, tão almejada e aclamada, especialmente, quando se trata da Educação de Jovens e Adultos.

Abstract: The present work aims to understand and analyze how the contents of Financial Mathematics addressed in the multidisciplinary collection, Tempo de Aprendizagem, intended for Youth and Adult Education, approved by the Programa Nacional do Livro Didático ?? PNLD EJA 2011, contribute to the formation of Financial Education for Young People and Adults, in a critical perspective. For this, throughout this work, we will present the activities with potential for Financial Education found in this collection, we will describe the concepts of Financial Education portrayed, such as the themes in which they are involved, the mathematical contents that work seeking to evidence how such activities help to form EJA students much more than just knowledge about Financial Mathematics, but also critical knowledge, which is the ability to make use of this knowledge, for a better exercise of their financial autonomy, being a more aware citizen about their financial decisions and more responsible in society. This is a qualitative research, in which the methodological procedures involved the analysis of the four volumes of the teacher??s manual that include the referred collection approved by the PNLD EJA 2011. It sought to analyze in a critical perspective how the teaching of Financial Mathematics, present in this collection, allows dealing with and building Financial Education with these students, for the formation and exercise of financial autonomy, as well as the understanding of fundamental concepts related to this, such as offering concepts and tools for autonomous decision-making, consumption aware, develop a culture of prevention and family and household financial planning and exercise of citizenship. Thus, the following were analyzed the introductory texts of each unit, the statements, the frequency of activities with the potential to discuss Financial Education, the mathematical content present in these activities and also the themes highlighted in them. The activities were categorized according to the themes of Financial Education and also a categorization, based on the learning environments classified as exercise environments to research environments, through a critical analysis of the description of the guidelines and excerpts present in the activities that contemplate this collection of teacher manual volumes. Finally, the results indicate that, regarding the types of learning environments, it is noticed that in this collection, there is a greater range of environments that make reference to semi-reality in the perspective of the list of exercises, but also activities in the environment that make reference to reality and scenarios for investigation. In this study, it was not intended to defend that a certain type of learning environment prevails, to the detriment of another. But we emphasize that the identified Financial Education themes Attitudes when buying, Decision making, Value of money, Financial products, Home economics and Sustainability, can allow discussions in the classroom, which approach pedagogical practices related to the pedagogy of autonomy, so desired and acclaimed, especially when it comes to Youth and Adult Education.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20222201311145

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Patricia de Melo Franco e Universidade Federal de Lavras

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