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Título: A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autoria de: Teresa Cristina Moraes Pacheco

Orientação de: Amanda Castro Oliveira

Presidente da banca: Amanda Castro Oliveira

Primeiro membro da banca: Mario Henrique Andrade Claudio

Segundo membro da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Palavras-chaves: Insubordinação Criativa, Educação, Matemática, artigos, mapeamento.

Data da defesa: 01/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 21/03/2023

Data da publicação: 21/03/2023

Referência: Pacheco, T. C. M. A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2023. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo o mapeamento de artigos acadêmicos que elencam como as ações de Insubordinação Criativa são desenvolvidas em salas de aulas de Matemática da Educação Básica. A Insubordinação Criativa busca atender as necessidades das pessoas por meio de alternativas criativas, de maneira a obter resultados melhores para o bem coletivo da comunidade. Na conjuntura do trabalho em questão, a Insubordinação Criativa está pautada no contexto educacional. A pesquisa é de cunho qualitativo pautada no Estado do Conhecimento, o corpus da pesquisa abrange produções acadêmicas em língua portuguesa. Para tal, foram realizadas buscas e seleções de artigos no Portal de Periódicos Capes do Governo Federal, foram encontrados 39 artigos publicados entre os anos de 2015 a 2022. Foi realizada a leitura dos resumos de todos os artigos, 17 deles foram descartados pois não se enquadravam na perspectiva da pesquisa. Com os dados obtidos, observamos que a ocorrência de maior índice de artigos publicados deu-se no ano de 2017, em um total de 12 trabalhos, isto em razão da publicação na REnCiMa ???? Revista de Ensino de Ciências e Matemática, volume 8, número 4. Tão logo, como resultado, apresentamos dados que discorrem e evidenciam sobre como as práticas de Insubordinação Criativa são abordadas no processo de ensino e aprendizagem nas salas de aulas de Matemática da Educação Básica.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20222201910935

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Teresa Cristina Moraes Pacheco e Universidade Federal de Lavras

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