SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA JUSTIÇA SOCIAL UM MAPEAMENTO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Autoria de: Luís Gustavo Martins Elidio

Orientação de: Amanda Castro Oliveira

Presidente da banca: Amanda Castro Oliveira

Primeiro membro da banca: Rosana Maria Mendes

Segundo membro da banca: Mario Henrique Andrade Claudio

Palavras-chaves: Educação Matemática Crítica, Justiça Social, Educação Básica, Mapeamento, Educação Crítica

Data da defesa: 17/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 03/08/2023

Data da publicação: 03/08/2023

Referência: Elidio, L. G. M. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA JUSTIÇA SOCIAL UM MAPEAMENTO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. 2023. 89 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho teve como resultado um mapeamento de 29 artigos obtidos a partir de revistas classificadas no Qualis Periódicos da plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em A1 e A2, nas categorias Educação, Ensino, e MatemáticaProbabilidade e Estatística, durante o quadriênio de 2013-2016. É uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que teve como objetivo compreender quais caminhos foram utilizados para trabalhar os temas ????Educação Matemática Crítica???? e ????Educação Matemática para Justiça Social???? nas salas de aulas de Matemática da Educação Básica, e buscou apresentar características relevantes para o entendimento do assunto. Também foram listadas as revistas, regiões, instituições, autores e trabalhos recorrentes no material de pesquisa encontrado. Por meio dos dados foi possível concluir que estratégias diversas foram utilizadas ao trabalhar o tema abordado, que a metodologia de Modelagem Matemática foi a mais utilizada nos artigos selecionados,

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20231201710252

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luís Gustavo Martins Elidio e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo