SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Autoria de: Karolayne dos Santos

Orientação de: Silvia Maria Medeiros Caporale

Presidente da banca: Silvia Maria Medeiros Caporale

Primeiro membro da banca: Mário Henrique Andrade Cláudio

Segundo membro da banca: Kleyton Vinicyus Godoy

Palavras-chaves: Educação Financeira, Estudante, Livro Didático, Matemática Financeira, Ensino Médio.

Data da defesa: 20/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 02/08/2023

Data da publicação: 02/08/2023

Referência: Santos, K. d. EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. 2023. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente estudo tem por finalidade frisar a importância da Educação Financeira no Ensino Médio e a relevância dos Livros Didáticos nesse protagonismo necessário de estudantes e docentes. Destaca-se a necessidade de maior reflexão crítica em relação a essa temática durante a Educação Básica. A partir disso, se propõe a analisar as problematizações relacionadas à Educação Financeira presentes em uma coleção de Livros Didáticos aprovada pelo PLND de 2021 utilizados pelos estudantes nas aulas de matemática. Ressalta-se a relevância em se abordar essa área do conhecimento de forma crítica e consciente, a fim de auxiliar os estudantes a fazerem escolhas mais assertivas. Neste sentido a Educação Financeira Escolar deve ser um conjunto de informações, favorecendo um estudo interdisciplinar envolvendo questões culturais, sociais, políticas, dentre outras, que introduzam os estudantes no universo do dinheiro e os tornem aptos a analisar, tomar decisões e ter posições críticas sobre questões financeiras que envolvam s

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20231201810290

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Karolayne dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo