SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Matemática

Título: UM ESTUDO SOBRE O TEATRO NAS AULAS DE MATEMÁTICA E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Título alternativo: A STUDY ON THE THEATER IN MATHEMATICS CLASSES AND IN YOUTH AND ADULT EDUCATION

Autoria de: Lucas Mendes Amaral

Orientação de: Mario Henrique Andrade Claudio

Presidente da banca: Mário Henrique Andrade Cláudio

Primeiro membro da banca: Sílvia Maria Medeiros Caporale

Segundo membro da banca: Kleyton Vinicyus Godoy

Palavras-chaves: Matemática, Teatro, Educação de Jovens e Adultos, EJA, Estado do Conhecimento

Data da defesa: 17/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 31/07/2023

Data da publicação: 31/07/2023

Referência: Amaral, L. M. UM ESTUDO SOBRE O TEATRO NAS AULAS DE MATEMÁTICA E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2023. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho é de caráter qualitativo e bibliográfico do tipo ??Estado do Conhecimento??, que tem por objetivo a identificação e registro que levem à reflexão e síntese sobre a produção científica acerca do teatro como recurso didático nas aulas de matemática e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, como fonte de se obter os materiais existentes acerca deste tema, foram pesquisados teses e dissertações nos catálogos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e também na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A questão norteadora da pesquisa é ??O que as pesquisas apontam sobre o teatro como recurso didático e seu uso nas aulas de matemática e na Educação de Jovens e Adultos???. Após realizar um levantamento dos trabalhos publicados nos sites de busca mencionados, identificamos os resumos, palavras chave, conteúdo relacionado, autor, ano de publicação e similares para cataloga-los contidas na metodologia de pesquisa, pois assim pudemos encontrar os trabalhos que se adequam ao objetivo de pesquisa. Com a análise dos estudos teóricos pudemos perceber que o uso do teatro como recurso didático nas aulas de matemática pode trazer benefícios de aprendizagem para os estudantes em geral, contudo, nas turmas da EJA há poucos relatos desse uso. Posteriormente, após o estudo do tema, foi feita uma análise dos dados obtidos durante o mapeamento, separando-os em três temas que abordam o teatro na educação, o teatro na EJA e o teatro nas aulas de matemática. Por fim, apresentamos os pontos relevantes, encontrados durante as leituras, que tangenciam os três temas mencionados anteriormente.

Abstract: This work is of a qualitative and bibliographical nature of the State of Knowledge type, which aims to identify and register that lead to reflection and synthesis on the scientific production about theater as a didactic resource in mathematics classes and in the Education of Young People and Adults (EJA). Therefore, as a source of obtaining existing materials on this subject, theses and dissertations were researched in the catalogs of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and also in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The researchs guiding question is What does the research indicate about theater as a didactic resource and its use in math classes and in Youth and Adult Education?. After carrying out a survey of the works published in the aforementioned search engines, we identified the abstracts, keywords, related content, author, year of publication and similar to catalog them contained in the research methodology, so that we could find the works that fit the research objective. With the analysis of theoretical studies we could see that the use of theater as a didactic resource in mathematics classes can bring learning benefits to students in general, however, in EJA classes there are few reports of this use. Subsequently, after studying the theme, an analysis of the data obtained during the mapping was carried out, separating them into three themes that address theater in education, theater in EJA and theater in math classes. Finally, we present the relevant points found during the readings, which touch on the three themes mentioned above.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
matematica/20231201920361

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G015 - MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucas Mendes Amaral e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo